Luís Pereira

Ex-zagueiro do Palmeiras e Atlético de Madrid
por Rogério Micheletti

Um dos melhores zagueiros da história do Palmeiras e do futebol brasileiro, Luís Edmundo Pereira, o baiano Luís Pereira, começou a trabalhar em 2002 com as categorias inferiores do Atlético de Madrid, da Espanha, clube pelo qual jogou na segunda metade dos anos 70.
 
Nascido no dia 21 de junho de 1949 na cidade de Juazeiro (BA) e pai de três filhos (dois advogados do seu primeiro casamento) e uma engenheira de seu segundo matrimônio, Luís Pereira começou sua carreira no São Bento (SP), onde era conhecido como Luís Chevrolet, e em 1968 foi contratado para defender o Palmeiras.
 
No Alviverde, ao lado de Leão, Eurico, Alfredo e Zeca, formou uma das defesas mais lembradas e elogiadas do Brasil em todos os tempos. Atuou em 568 partidas pelo Verdão (283vitórias, 193 empates, 92 derrotas) e marcou 35 gols. Ainda pelo Palmeiras, conquistou os títulos do Brasileirão de 1972 e 1973, do Roberto Gomes Pedrosa de 1969 e do Paulistão de 1972 e 1974.
 
Além de ser um beque extremamente técnico e que dava grande segurança no sistema defensivo, Luís Pereira também tinha capacidade para chegar no ataque e marcar gols.
 
Disputou a Copa do Mundo da Alemanha, em 1974, quando recebeu um dos raros cartões vermelhos por jogada violenta em Neeskens no jogo contra a Holanda.
 
Além de brilhar no Palmeiras e jogar no São Bento (SP) e Atlético de Madrid, Luís Pereira também atuou pelo Flamengo, Santo André (SP), Portuguesa, Corinthians, Central de Cotia, São Caetano e outras equipes modestas do interior paulista.
 
Abaixo, ouça a participação de Luís Pereira no programa "Domingo Esportivo", da Rádio Bandeirantes, no dia 27 de agosto de 2017:

No dia 20 de junho de 2018, Luís Pereira visitou a redação do Terceiro Tempo e foi entrevistado por João Antonio de Carvalho e Frank Fortes. Abaixo a entrevista na íntegra:

Luís Pereira participou do Domingo Esportivo do dia 25 de novembro de 2018, dia em que o Palmeiras conquistou o decacampeonato brasileiro. Confira a entrevista:

 

Em 17 de fevereiro de 2019, Luís Pereira participou de entrevista do ex-volante Dudu ao Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra:

Abaixo, confira imagens incríveis do Canal 100 de Flamengo 0 x 2 Palmeiras, em 1973, no Maracanã. O jogo, válido pelo Brasileirão daquele ano, teve gols de Fedato e de Leivinha. O Palmeiras entrou em campo com Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Ronaldo, Leivinha, Fedato e Pio (Nei). O técnico era o grande Oswaldo Brandão.

No dia 07 de abril de 2019, Luís Pereira participou da homenagem do Domingo Esportivo Bandeirantes aos 77 anos de Ademir da Guia. Confira a entrevista na íntegra:

Confira abaixo homenagem do canal Palmeiras, Uma História Gloriosa ao zagueiro Luís Pereira:

No player abaixo, ouça a participação de Luís Pereira no "Domingo Bandeirantes" do dia 21 de junho de 2020: 

TerceiroTempo · Ouça a participação de Luis Pereira no "Domingo Bandeirantes"

 

Abaixo, ouça a participação de Luís Pereira no Domingo Esportivo Bandeirantes do dia 7 de fevereiro de 2021:

 

No dia 05 de junho de 2022, Luís Pereira (ex-zagueiro do Palmeiras e Atlético de Madrid), Elias Ferreira Sobrinho, o Nei (ex-ponta do Palmeiras e Ferroviária) e Servilío Filho (filho do ex-jogador Servílio - ex-atacante da Lusa e Palmeiras) participaram do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes: 

 

No dia 12 de março de 2023, Luís Pereira (ex-zagueiro do Palmeiras e Atlético de Madrid), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes: 

ver mais notícias
Pelo Palmeiras:

Atuou em 568 jogos, sendo 283 vitórias, 193 empates e 92 derrotas. Marcou 35 gols.
Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Pelo Corinthians:

Atuou em 24 jogos e não marcou gols.
Fonte: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte

Pela Seleção Brasileira:

Atuou em 35 jogos, sendo 21 vitórias, 11 empates e 3 derrotas.
Fonte: "Seleção Brasileira - 90 Anos - 1914 - 2004
Autores: Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES