Luciano Jorge Fernandes

Ex-zagueiro do Benfica
por Marcos Júnior
O ex-zagueiro Luciano Jorge Fernandes nasceu no dia 6 de agosto de 1940 e morreu tragicamente, aos 25 anos, em 5 de dezembro de 1966, em uma banheira de hidromassagem, eletrocutado.
Foi após um jogo do Benfica, quando aconteceu um curto-circuito no aquecedor do equipamento. Dois outros jogadores estavam ao lado de Luciano e conseguiram se salvar: Eusébio e Matta da Silva. Aliás, esses dois só conseguiram sair ilesos por conta de outro jogador, Jaime Graça, que desligou o quadro de energia do vestiário.
A tecnologia da época era precária, e eram comuns as resistências e fios ficarem em contato direto com a água, razão mais provável para o acidente fatal com Luciano.
Natural do Algarve, em Portugal, Luciano conquistou três títulos nacionais pelo Benfica e uma Taça de Portugal.
Com informações do site vivaobenfica
Ainda sobre Luciano, leia a história de Milton Neves sobre o zagueiro português:


"Vocês sabiam que o grande Eusébio, o Pelé de Portugal, poderia ter morrido eletrocutado semanas antes da Copa da Inglaterra, em 1966, e dentro de uma banheira? E naquele mundial ele virou a "Pérola Negra?, "o novo Pelé? e o craque da Copa em que Portugal foi o terceiro colocado. Sim, ele bateu na trave, mas a mesma sorte não teve o zagueiro Luciano, o Luciano Jorge Fernandes. E a causa da morte não poderia ter sido tão prosaica, infantil ou irresponsável. À época, 12 de maio de 1966, era só alegria pós-treino no CT do Benfica com o clube inaugurando suas novas, revolucionárias e modernas banheiras de hidromassagem, então um assombro. Nunca delas, cheia até a borda, estavam o pobre Luciano, o grande Eusébio e Matta da Silva, em meio ao então sistema exposto de fiação. Ou seja, nos primórdios das hoje chamadas "Jacuzzis?, os jogadores "conviviam? com fios elétricos durante o banho. Aí, houve um curto-circuito, Luciano morreu eletrocutado e Eusébio e Matta da Silva só escaparam porque o volante Jaime Graça (1942-2012) teve o discernimento de desligar rapidamente o sistema elétrico dos vestiários. Graças a Deus, Jaime Graça!"
ver mais notícias

Temporadas pelo Benfica: 1963-64/1964-65/1965-66/1966-67.

Títulos pelo Benfica: três campeonatos nacionais (1963-64;1964-65 e 1966-67).

Uma Taça de Portugal (1963-64).

Total de jogos pelo Benfica: 40.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES