Lourival Dias Lima Filho

Ex-árbitro baiano

Lourival Dias Lima Filho foi árbitro da Federação Bahiana de Futebol. Nascido em Nazaré das Farinhas, a mesma cidade de Vampeta, em 15 de setembro de 1962, faleceu aos 45 anos na noite de 09 de março de 2008 em acidente automobilístico na BR-100, na altura do município de Olindina, quando o carro em que estava junto com mais quatro pessoas capotou na pista depois que o motorista tentou desviar de um animal.
Ironicamente, o grupo retornava para Salvador após Lourival conceder palestra sobre arbitragem, uma das atividades a qual se dedicava após deixar os gramados. Também trabalhava na Sudesb, autarquia baiana, exercendo a função de coordenador da diretoria de Operações de Espaços Esportivos. Pretendia também tornar-se comentarista de arbitragem. Deixou esposa (Ednéia) e um sobrinho criado como filho.
Lourival aposentou-se em 2007 após atingir o limite de idade imposto pela Fifa para conduzir partidas. Mas a tempo de estar em campo na partida em que o São Paulo garantiu matematicamente o título brasileiro de 2007, ao vencer o América de Natal por 3 a 0 no dia 31 de outubro.
Começou no futebol como goleiro. Mas contusões no braço encurtaram a carreira do então atleta do Ipiranga, de Nazaré. Para não ficar longe da bola, o jeito foi focar a arbitragem. Em 1991, ingressou no quadro da Liga de Futebol de Santo Antônio de Jesus. Dois anos depois, chegou à Federação Bahiana. Em 1996 dirigiu seu primeiro jogo do Campeonato Baiano da primeira divisão. No mesmo ano, chegou ao quadro da CBF.

Por Marcelo Rozenberg
Foto: site oficial do Bahia

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES