Loureiro Neto

Radialista

por Thiago Tufano Silva

Radialista português radicado no Brasil, Manuel Fernandes Loureiro, mais conhecido como Loureiro Neto, morreu no dia 26 de fevereiro de 2014, no Rio de Janeiro. Ele sofria de problemas cardíacos e estava internado no hospital Copa-DOR, na Zona Sul do Rio, há pouco mais de um mês.

Loureiro Neto, que chegou ao Brasil quando tinha apenas quatro anos de idade, pensava, na adolescência, em ingressar na faculdade de Economia. No entanto, em um curso que fazia no Rio de Janeiro, conheceu o jornalista Fernando Avelino, que convidou o jovem vascaíno para trabalhar em uma resenha esportiva da TV Rio.

Depois disso, atuou por um curto período na Rádio Vera Cruz e na Rádio Manchete, até ser contratado pelo Sistema Globo de Rádio, em 1976. Na grande emissora carioca, Loureiro comandou os programas "Enquanto a Bola não Rola", "Papo de Botequim" e "Manhã da Globo".

Abaixo, a nota da Rádio Globo sobre a morte de Loureiro Neto

“Loureiro nasceu em Portugual, mas adotou e foi adotado por Copacabana. Conhecia os bares, os garçons, os jornaleiros, os porteiros e peladeiros. Loureiro era da praia e do futebol. Vascaíno apaixonado, foi referência e criou escola de como fazer uma cobertura esportiva. Ele era da praia, da bola e do samba. Mangueirense, foi presidente de ala na verde e rosa e um defensor das tradições e do bom carnaval. Loureiro foi o mais carioca dos portugueses”.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES