Louis van Gaal

Técnico holandês

por Chico Santo

Louis van Gaal nasceu em 8 de agosto de 1951 em Amsterdã, capital da Holanda. Antes de iniciar sua carreira de treinador, atuou como meio-campista do Royal Antwerp Football Club, Telstar, Sparta Rotterdam e AZ. Após a aposentadoria chegou a ser assistente de Leo Beenhakker no Ajax, clube que assumiu a direção técnica em 1991.
 
Em Maio de 2014, o técnico assumiu o comando do Manchester United, onde ficou até maio de 2016, quando foi demitido. Em janeiro de 2017, aos 65 anos, anunciou a sua aposentadoria.
 
Durante os seis anos em que esteve no comando do Ajax, ganhou a Copa da UEFA e a Liga dos Campeões da Europa. Na seqüência, em 1997, trocou a Holanda pela Espanha, e com o Barcelona venceu dois campeonatos nacionais e uma Copa da Espanha.Foi o suficiente para levá-lo ao banco de reservas da Seleção Holandesa.
 
Sucesso, no entanto, que não se repetiu com a Holanda. O time sequer disputou a Copa do Mundo de 2002.
 
Evidentemente, o fracasso lhe custou a cabeça. Louis van Gaal voltou ao Barcelona, em uma breve passagem pelo time catalão, e retornou ao AZ, com o cargo de gerente de futebol para conquistar o título da temporada 2008-09.
 
Em 6 de julho de 2012, acertou seu retorno para o cargo de técnico da Seleção Holandesa, após a saída de Bert van Marwijk.
 
O técnico levou sua seleção ao terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014. Perdeu a semi-final para a campeã da competição. A Alemanha venceu por 1x0. Van Gaal venceu os donos da casa por 3x0 e ficou com a terceira coloção.
 
Após a Copa do Mundo, Van Gaal, que já havia acertado um contrato com o Manchester United, se desligou da seleção holandesa e assumiu o clube inglês.
 
Conhecido pelo espírito temperamental e a franqueza nas palavras, o holandês adquiriu, junto com o respeito conquistado em seu passado vitorioso, o título de carrancudo dentro da imprensa européia.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES