Lincoln

Meio-campo do Atlético-MG, Schalke 04, Palmeiras e Coritiba
por Túlio Nassif
Lincoln Cássio de Souza Soares, ou apenas Lincoln, nasceu no dia 22 de Janeiro de 1979, em São Brás do Suaçuí, Minas Gerais. Atualmente, defende as cores do Coritiba.
Iniciou sua carreira aos nove anos de idade no Atlético-MG, onde se profissionalizou aos 17 e jogou até os 22 anos. No Galo, foi bicampeão estadual, em 1999 e 2000. Ainda em 1999, disputou a final do Campeonato Brasileiro, mas a equipe mineira fora derrotada pelo Corinthians, ficando com vice-campeonato.
O sucesso e as boas apresentações lhe renderam uma transferência para o futebol alemão, precisamente para o Kaiserslautern. Assinou seu contrato em 2001, com a missão de substituir o ídolo Ciriaco Sforza, comprado pelo Bayern de Munique.
Logo quando chegou, contribuiu consideravelmente para uma forte evolução do time alemão. Contudo, problemas internos renderam atritos que geraram uma grande rotatividade de jogadores, prejudicando a equipe e a carreira do jogador. Entretanto, o maior problema foi quando Lincoln desapareceu em meados de setembro de 2004. Ele havia voltado para o Brasil com o intuito de tratar uma lesão. Tal decisão não foi aprovada pelo seu clube, o que lhe rendeu uma longa temporada de suspensão. Logo depois, muitos torcedores, dirigentes e jogadores ficaram amargurados pelo fato de que Lincoln deixou o clube num momento crítico, enquanto eles lutavam contra o rebaixamento.
Resultado, Lincoln foi negociado com o Schalke 04, também da Alemanha, depois de longos três anos no Kaiserslautern.
Com a reputação abalada, foi visto como surpresa quando se apresentou ao Schalke 04. Mas no novo clube, ele resgatou o bom futebol e foi fundamental para o vice-campeonato da temporada 2004/05 do Campeonato Alemão.
No Schalke 04, atuou por três temporadas e viveu a melhor fase de sua carreira. Nesse tempo, conquistou uma Copa Intertoto da UEFA, uma Copa da Liga Alemã, dois vice-campeonatos alemães, além de ter sido nomeado um dos cinco melhores jogadores da Bundesliga na temporada 2005/06 pela revista Kicker.
Em 2007, se transferiu para o futebol turco, para Galatasaray, onde ficou até 2010. Lá, sagrou-se campeão turco da temporada 2007/08 e da Supercopa da Turquia, em 2008.
Resolveu retornar ao Brasil em 2010 para atuar no Palmeiras, apesar de ter inúmeras propostas de outros clubes. O interesse do jogador em atuar pelo Palmeiras era tanto, que ele arcou com o pagamento da multa rescisória, depois repassada parcialmente à equipe brasileira.
Mas no Alviverde nem tudo foi um "mar de rosas?. Pouco utilizado e infeliz, além de na época possuir o segundo maior salário do clube, se transferiu para o Avaí e agosto de 2011.
Um fato inusitado marcou negativamente a passagem de Lincoln pelo Avaí, durante o primeiro tempo da partida em que o time saiu derrotado por 2 a 0 para o Vasco da Gama em São Januário, Lincoln teria discutido com o seu companheiro de equipe Diogo Orlando e acertado uma cabeçada no amigo, fato este não registrado pelas câmeras de televisão. Ao chegar ao vestiário, Lincoln foi tentar pedir desculpas ao companheiro que acabou desferindo 3 ou 4 socos em Lincoln.
Após 17 jogos disputados e 4 gols marcados, Lincoln amargou junto com o Avaí o rebaixamento do Campeonato Brasileiro e foi liberado pelo clube um dia após o último jogo.
Em dezembro de 2011, Lincoln foi confirmado como o novo reforço do Coritiba. Em fevereiro de 2013, problemas internos que envolvem Lincoln voltaram a acontecer, ficando com a reputação abalada com a torcida Coxa-Branca, após ter feito um carrinho em cima de Bottinelli em um treino, o mesmo que faria sua estreia pelo Coritiba, isso acabou custando uma lesão para o meia argentino, com isso Lincoln acabou tendo outra crise em relação a sua reputação.
Apesar disto tudo, já levantou duas taças pela equipe paranaense. É bicampeão estadual, de 2012 e 2013.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES