publicidade

Lev Yashin

O Aranha Negra
Por Ednílson Valia

O ex-goleiro Lev Ivanovich Yashin, mais conhecido pelo apelido de Aranha Negra, nasceu na cidade de Moscou, na Rússia, no dia 22 de outubro de 1929 e faleceu vítima de complicações de um câncer no estômago, em 20 de março de 1990.

Lev Yashin recebeu o apelido de Aranha Negra por jogar sempre com um uniforme totalmente preto. Considerado pela Fifa como o melhor goleiro de todos os tempos, defendeu apenas uma equipe em toda sua carreira: o Dínamo de Moscou (1949 a 1971). Pela Seleção da União Soviética, o Aranha Negra jogou quatro Copas do Mundo (1958, 1962, 1966 e 1970).

O futebol não era prioridade para Yashin na juventude. Aos 14 anos, o jovem goleiro defendia a meta da equipe de Hóquei no Gelo da fábrica de ferramentas onde trabalhava. Mas por causa das excelentes atuações foi levado para jogar futebol de campo.
O primeiro grande sucesso de Lev Yashin aconteceu na Olimpíada de Melbourne em 1956, quando a União Soviética conquistou a medalha de ouro. Naquele momento, a imprensa mundial percebeu que estava nascendo um mito debaixo dos "três paus".

Uma lenda se formou sobre a frieza de Yashin para defender o gol. Os russos diziam que sua calma inabalável devia-se a um cigarro e alguns goles de vodka antes dos jogos. Verdadeira ou não, a história mostrou que Yashin foi imprescindível na conquista do título da Eurocopa em 1960, o vice-campeonato da mesma competição em 1964, além da conquista da quarta colocação pela União Soviética na Copa do Mundo de 1966. Yashin também recebeu a Bola de Ouro da revista France Football, em 1963. Foi o único goleiro a receber o prêmio até hoje.

Em 1986, teve uma perna amputada devido a complicações da diabetes e em 1990, o exagero no cigarro e na vodka o acometeu de um câncer no estômago que acabou levando-o a morte.
    ver mais notícias

    Segundo os números da Uefa (União Européia de Futebol), o Aranha Negra jogou oitocentos e doze jogos em sua carreira, setenta e oito foram pela Seleção Soviética e dados não oficiais informam que o arqueiro defendeu 150 penalidades máximas e ficou em toda sua carreira duzentos e setenta jogos sem levar gols.

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      59
    • 2 Int
      56
    • 3 Fla
      55
    • 4 São
      52
    • 5 Grê
      51
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES