Laurindo

Ex-lateral do Santos

Nascido em Santos-SP no dia 12 de maio de 1923, Laurindo Vaz foi lateral-direito do Peixe de 1939 a 1950. Ficou por muito tempo na reserva de Nenê. Começou no futebol de várzea da cidade praiana até ingressar no time juvenil do clube da Vila Belmiro. Não tardou para ascender à equipe profissional, de onde saiu só para encerrar a carreira.
Laurindo é um dos três remanescentes vivos do time santista vice-campeão paulista de 1948 (o título ficou com o São Paulo), ao lado de Leonídio e Expedito. Hoje, ele vive aposentado com a esposa no bairro do Boqueirão de Santos-SP e possui um filho. Embora octogenário, Laurindo ainda tem gás para presidir a Associação de Veteranos do Santos Futebol Clube.
Paralelamente à vida de boleiro, Laurindo tinha um segundo emprego, hábito comum naquela época, já que o futebol não rendia boa remuneração como nos tempos atuais. Para completar o baixo salário de jogador, o lateral trabalhava também numa empresa de café. Depois, formou-se em advocacia e prestou assistência a muitos atletas sobretudo no campo de aposentadoria.
Até hoje, Laurindo briga numa ação judicial contra a CBF e a Editora Abril no processo dos "Heróis do Tri?. Reivindica o direito de imagem em nome dos jogadores participantes das Copas de 58, 62 e 70.
Por Raphael Cavaco
Colaborou: Carlos Pietro, o Gigi

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES