Lamartine Babo

Compositor de grandes hinos cariocas
por Diogo Miloni
Lamartine de Azeredo Babo, também conhecido como Lamartine Babo, é um ex-compositor e músico brasileiro muito conhecido pelas grandes obras e seu amor incondicional ao América, do Rio de Janeiro. Em 16 de junho de 1963, faleceu na capital fluminense, vítima de infarto.
Natural da Cidade Maravilhosa, Lamartine nasceu no dia 10 de janeiro de 1904, mesmo ano da fundação do América Football Club, que viria a ser seu clube de coração ainda na infância.
Filho de Leopoldo Azeredo Babo e Bernarda Preciosa Gonçalves, teve onze irmãos, mas apenas ele e mais dois chegaram à idade adulta. Iniciou na música ainda na adolescência, mas sem nunca se dedicar ao estudo de partituras ou coisas do tipo. Lamartine Babo era criativo e muito versátil, tendo facilidade para produzir melodias inéditas.
Formou-se anos mais tarde no curso de Ciências Jurídicas e Sociais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ. Mas a advocacia não durou muito, logo pendendo de volta para o ramo musical, mais precisamente para as marchinhas de carnaval.
Outro viés de sua carreira é a criação de hinos para clubes de futebol. São de sua autoria algumas das mais belas canções das equipes cariocas, como os hinos de Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo e, claro, o América.
Sempre marcado pelo bom humor e pela irreverência, Lamartine Babo protagonizou uma cena épica no ano de 1960, assim que o América sagrou-se campeão estadual. O compositor aproveitou a comemoração para vestir-se de diabo, no desfile em carro aberto pelas ruas do Rio de Janeiro.
Foto: Reprodução
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES