Ladislav Novak

Ex-lateral-esquerdo da Checoslováquia

por Marcus Vinicius Dias Magalhães
Nascido em 5 de dezembro de 1931, em Louny, na República Checa, o ex-lateral esquerdo, Ladislav Novak, foi o capitão da seleção da Checoslováquia na Copa do Mundo de 1962, no Chile. Ele foi considerado um cavalheiro do futebol, nunca recebendo um cartão vermelho. Novak faleceu aos 79 anos, no dia 21 de março de 2011.
 
Ladislav deu seus primeiros chutes na bola aos 13 anos, nos juvenis do SK Louny, time amador de sua cidade. Sua habilidade pela lateral-esquerda logo chamou a atenção de um clube maior, o ZSJ Technomat Teplice, hoje FK Teplice, em 1950, onde permaneceu por uma temporada.
Em 1951 assinou seu primeiro contrato como jogador de equipe principal com o Dukla Praha, onde passou a maior parte da sua carreira e obteve maior sucesso. Foi uma era vitoriosa de 14 anos no clube de Praga com 12 títulos entre campeonato e copa nacionais, incluindo-se aí o tetracampeonato tcheco entre 1961 e 1964, em que Novak era parte imprescindível na busca pelas conquistas.
Desde antes mesmo de fazer parte do Dukla Praha, o atleta já era observado pela comissão técnica da seleção da Tchecoslováquia, por seu futebol técnico e limpo, já que fazia poucas faltas.
Um dos melhores laterais-esquerdo da sua geração, Novak disputou três Copas do Mundo, nos anos de 1954, na Suíça, em 1958, na Suécia e 1962, no Chile.
Na última, o Checo chegou até a final, perdendo para a Seleção Brasileira por 3 a 1. Na ocasião, Lidislav foi o capitão da equipe vice-campeã do mundo.
Dois anos antes, a equipe do ex-lateral foi a terceira colocada no Eurocopa de 1960.
Pela Seleção de seu país, disputou 75 jogos, entre 1952 e 1966.
Ele ainda conquistou oito títulos nacionais pelo FC Dukla Praha, equipe da primeira divisão da República Checa.
Novak se aposentou em 1968, para se tornar treinador. Ele dirigiu a Seleção da Checoslováquia em 1971 e 1972, sem muito sucesso.
Pelo comando do Dukla, equipe que atuou como atleta, ele foi campeão nacional de1982.
O treinador também trabalhou na Bélgica, comandando os times KSC Lokeren, Antwerp FC, K. Beerschot VAC, KSK Beveren e RWD Molenbeek.
Dono de um físico invejável, Ladislav disse que sempre foi preocupado com seu corpo e saúde, nunca abusando de comidas pesadas, mesmo durante as férias. O ex-atleta e treinador ainda afirmou que foi um jogador exemplar, principalmente por não fumar e evitar álcool, durante toda sua carreira.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES