Kelly Slater

Surfista
por Diogo Miloni
"O maior surfista de todos os tempos", essa frase é costumeiramente empregada ao lado do nome de Robert Kelly Slater, ou apenas Kelly Slater. O rei das ondas, onze vezes campeão mundial, coleciona súditos e títulos em todas as praias do mundo.
Natural da Flórida, mais precisamente de Cocoa Beach, Kelly nasceu no dia 11 de fevereiro de 1972, e começou no surfe muito cedo, logo aos seis anos de idade.
O primeiro título mundial foi conquistado no Rio de Janeiro, em 1992, e depois dele uma seqüência incrível de cinco campeonatos seguidos, entre 1994 e 1998.
Depois do hexacampeonato, Kelly decidiu dar ênfase em outra paixão, a música. Com a sua banda, "The Surfers? ele gravou diversas músicas, chegando até a realizar algumas turnês.
Entre um acorde e outro, o surfista não deixava as ondas de lado. Escolhia a dedo as competições que mais o desafiavam, e vencia.
Diferentemente dos outros atletas do Circuito Mundial, Kelly Slater sempre gostou das competições de ondas gigantes. Nunca foi sua especialidade, mas a adrenalina e a vontade de vencer foram suficientes para levar o surfista a ir de encontro com os maiores paredões de água do mundo, mostrando toda sua paixão pelo esporte.
Em 2000, seu pai , com quem nunca teve um bom relacionamento, foi diagnosticado com câncer. A doença ajudou a unir a família, porém dois anos mais tarde Steve Slater não suportou e faleceu.



Para honrar a memória do pai, Kelly decidiu voltar ao surfe. Em 2003, conseguiu vaga na final do Campeonato Mundial, na praia de  Pipeline, Indonésia. Seu adversário seria Andy Irons, o único que conseguiu, por um tempo, parar Slater.
Na última bateria, os dois grandes surfistas travaram uma batalha épica, e Andy venceu, sagrando-se tricampeão mundial e frustrando o sonho de Slater.
Mas a vida seguiu, e o talento do norte-americano se mostrou mais forte a cada manobra. Em 2005, o surfista voltou a competir e os amantes do esporte foram ao delírio com um feito inédito na história do surfe, Kelly Slater conseguiu duas ótimas seqüências de ondas, e aliando técnica, sorte e muita habilidade, conseguiu duas notas 10.
Fora o fato das da pontuação máxima,  Slater realizou isso em uma final de campeonato, na  praia mais perigosa do mundo, Teahupoo, no Tahiti.
Após um jejum de seis anos, Kelly Slater era novamente campeão,  chegando ao Heptacampeonato, e se isolando como único surfista a conquistar sete vezes a competição internacional.
Fora do mar, o surfista também sabe se virar. Diversas vezes Kelly foi alvo dos noticiários de fofoca, e teve a vida pessoal exposta. Ponto negativo para sua filha, Taylor, que não gosta nada que as pessoas saibam quem é seu pai.
Infelizmente para Taylor, o atleta norte-americano não conseguiu se esconder. Depois de 2005, Kelly ainda faturou mais três títulos mundiais, 2006.2008 e 2010, totalizando dez conquistas, que foram suficientes para cravar o surfista como o maior esportista campeão mundial em atividade, ficando à frente de nomes como Michael Schumacher, Valentino Rossi e Lance Armstrong.
Foto: Divulgação/ASP
Clique no vídeo abaixo e veja algumas manobras de Kelly Slater.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES