Kazu

Ex-atacante do Santos

por Marcelo Rozenberg

Kazuyoshi Miura, o ex-ponta Kazu que vestiu a camisa do Santos, nasceu em Shizuoka, no Japão, em 26 de fevereiro de 1967. Foi o primeiro jogador da terra do sol nascente a atuar em clubes que não os de seu país. Após ser revelado profissionalmente na Vila Belmiro, correu o mundo atrás da bola vestindo as camisas do XV de Jaú, Coritiba, Genoa, da Itália, Dinamo Zagreb, da Croácia, Yokohama FC, do Japão, e Sidney, entre outros.

Defendeu a seleção japonesa em 91 jogos e marcou 56 gols. Hoje, Kazu está milionário e muito conhecido no Japão, onde em 2020 seguia vestindo a camisa do Yokohama FC, mesmo com 53 anos de idade, então o profissional do futebol mais velho do mundo

A vida de Kazu começou a mudar quando completou 15 anos. Pelo sonho de se tornar jogador, deixou o Japão e veio sozinho para o Brasil. Em 1982 desembarcou nas categorias de base do Juventus. Morou em alojamentos precários mas jamais desistiu. Para não perder a identidade com suas origens, trabalhou paralelamente em programas de intercâmbio acompanhando jogadores brasileiros adolescentes em jogos amistosos e demonstrações em seu país natal.

O ex-atacante foi o primeiro japonês a fazer um gol no futebol brasileiro. Em 19 de março de 1988, quando jogava pelo XV de Jaú, balançou a rede em uma partida contra o Corinthians pelo Campeonato Paulista. No final, o Galo da Comarca venceu o jogo por 3 a 2, com atuação desastrosa do então jovem goleiro alvinegro Ronaldo.

Mundial de Futsal

Em 2012,  no Mundial de Futsal da Tailândia, o jogador japonês Kazu foi o atleta mais velho (45 anos) a disputar uma partida da categoria.  Ele superou a marca docompatriota Satoru Noda, que jogou o torneio de 1989 com 44 anos.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES