Kalil Filho

Ex-apresentador de rádio
Sobre Kalil Filho, um gênio do rádio, recebemos no dia 17 de setembro de 2006 de Mário Lopomo o seguinte e-mail:
"Uma pessoa que deveria estar aí na seção "Que fim levou? é Kalil Filho. Não sei se você o conheceu. Mas ele morreu dois anos antes de você entrar para o radio aqui de SP (Jovem Pan) e ele trabalhava justamente na Pan quando morreu. Na época, ele apresentava o programa "Show da Manhã?, que foi idealizado por Estevam Bourroul Sangirardi e apresentado por ele até a vinda do Kalil, em 1969.
Kalil foi o primeiro repórter Esso da TV em São Paulo, vencendo vários concorrentes em disputa realizada pela Esso Standart do Brasil, (não sei se escrevi certo). Esse noticiário que era o mais famoso da TV era apresentado pela TV Tupi. Kalil foi contratado pela TV Excelsior em 1964 quando daquela febre de contratações que o Grupo Bozzano Simonsem (proprietário da TV Excelsior) fez na TV, desbancando a Tupi de ser a emissora que liderava o IBOPE da época. Com contratos milionários a TV Excelsior, dignificou o setor artístico, valorizando o trabalho dos artistas. Que segundo dizem, as três emissoras pagavam mal e ninguém podia se queixar.
Na TV Excelsior, Kalil também fazia um Tele Jornal, sua especialidade. Foi diretor artístico, e devido a um traíra, (que ele chamava de gansterzinho), teve uma briga com a direção e saiu. Foi trabalhar na Rádio Bandeirantes onde apresentava o programa "Repórter Sucesso?.
Em 1967 foi trabalhar nas Organizações Globo, ainda não Rede Globo poderosa, pois a Globo tinha acabado de comprar a TV Paulista, canal 5. Com seu auditório ainda situado na Rua das Palmeiras, 322, Kalil fazia um programa na Rádio Excelsior (hoje CBN), que como a Rádio Nacional (hoje Rádio Globo), faziam parte do conglomerado Victor Costa, que foi comprado pela organização Roberto Marinho. O programa do Kalil era um tipo "O TRABUCO? de Vicente Leporace (seu sonho), o nome do programa era "O Berro?, que eu colaborei algumas vezes. Mas ele não ficou por muito tempo por lá, foi contratado pela TV Record (canal 7) nos áureos tempos que a Record liderava o IBOPE.
Kalil faleceu no dia 13 de Abril de 1970, num desastre na recém construída Marginal Pinheiros. O acidente se deu nos baixos do viaduto da Rebouças, quando um caminhão guincho entrou na contramão. No local não havia sinalização indicando (mais tarde o motorista foi inocentado devido a essa falha do Detran). Seu nome era Munir Mieli Kalil, filho de José Jorge Kalil e dona Itália Mieli. Ele nasceu no dia 2 de dezembro de 1930 e era uma grande pessoa. Quem pode dar maiores informações sobre ele é dona Olga, esposa do Sangirardi e Ana Maria Penteado, que iniciava lá na Jovem Pan. E por falar nelas que bom seria reencontrá-las para falar de muitas coisas daquele que foi um dos melhores programas do radio.
Mário Lopomo
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES