Kaled Curi

o Beduíno, ex-boxer e manager

Por Ednilson Valia

Conhecido  pela alcunha de "Beduíno ", um boxer da categoria  "peso Galo? respeitadissímo, paulistano,  nascido em 09 de fevereiro de 1925 em São Paulo, Kaled Curi faleceu e foi sepultado em 27 de junho de 2012, aos 87 anos,  na mesma cidade que nasceu.

Um lutador que tinha uma esquerda muito potente, conquistou o cinturão Latino Americano e Brasileiro. Por 44  vezes adentrou ao ringue e obteve 27 vitórias, 11 derrotas e 6 empates.  Costumeiramente enfrentava boxeadores de categorias acima do seu peso, mas devido ao seu envolvimento nas questões administrativas e promocionais encerrou a sua carreira prematuramente.

Admiradores da nobre arte não esquecem os embates antológicos do "Beduíno? diante de Ralf Zumbano, Pedro Galasso e Gibi (Sebastião Ladislau).

Após deixar o boxe como pugilista, virou manager de Éder jofre e posteriomente de Adílson Maguila Rodrigues. Também escreveu por muitas anos uma coluna sobre o pugilismo no jornal "Diário Popular? chamada na "Onda quente do Boxe?.

Em 2007, a academia Companhia Atlética homenageou o ex-atleta ao inaugurar em suas dependência no Morumbi Shopping em São Paulo, a sala "Kaled Curi?.

 

Detran São Paulo
Por Milton Neves

Eu, Milton Neves, convivi por bons anos no Detran - entre as décadas de 70 e 80 - com o Kaled Curi e com o saudoso despachante Milton Rosa, falecido em 19 de janeiro de 2012 , também ex-lutador. Despachantes eram figuras muito queridas no Ibirapuera (bairro da zona sul de São Paulo) contando belas histórias de pugilismo de ontem envolvendo Luisão, Fernando Barreto, Juarez de Lima ("esse foi gênio", dizia Kaled) e épicas lutas no Ginásio do Ibirapuera.

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES