Jota Christianini

Historiador do Palmeiras
por Diogo Miloni
José Roberto Christianini , mais conhecido como Jota, é um historiador e grande conhecedor do Palmeiras. Em 2011, cuidava do departamento de história do Alviverde e era conselheiro eleito do clube.
Natural de São Paulo, José Roberto nasceu no dia 25 de setembro de 1947 e formou-se em advocacia pela FMU. Na década de 70, atuou também como jornalista esportivo tendo grande influência no cenário da época.
Palmeirense convicto, seu time ideal do Verdão seria: Leão, Djalma Santos, Luis Pereira, Valdemar Fiume, Geraldo Scotto, Dudu, Ademir da Guia, Rivaldo, Julinho Botelho, Evair e Mazzola, e para ele todos os títulos do time tem importância em seu coração.
Amante do futebol, em 1964, participou de uma partida como profissional. Foi vestindo a camisa do Nacional, clube tradicional da capital paulista, contra o São Bento de Sorocaba.
Nos tempos livres, o historiador do Verdão costuma praticar a escrita, tendo diversos causos publicados sobre particularidades da trajetória do Alviverde.
Sua história mais marcante aconteceu em 1955, quando foi pela primeira vez ao Palestra Itália,  e mesmo chegando com o jogo iniciado presenciou o gol de Liminha, que ao comemorar correu em direção de Jota, como se fosse comemorar com ele.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES