José Vasconcelos

Comediante
por Maga
José Tomás da Cunha Vasconcelos, ou simplesmente Zé Vasconcelos, foi um famoso humorista brasileiro que fez muito sucesso em programas de televisão. Em 11 de outubro de 2011, após ser internado na área de Geriatria do Hospital das Clínicas, Zé não resistiu e faleceu vítima de uma parada cardíaca.
Natural da cidade de Rio Branco, capital do Acre, José Vasconcelos nasceu no dia 20 de março de 1926, iniciou sua carreira artística aos 16 anos. Era o ano de 1942 e a Rádio Clube do Rio de Janeiro possuía um dos mais renomados programas de calouros da época chamado "Papel Carbono?, apresentado por Renato Murce. Juntamente com mais 11 candidatos, Zé Vasconcelos apresentou-se no programa de calouros fazendo imitações de narradores de cinema. Suas imitações beiravam a perfeição, fato que lhe valeu não apenas a vitória no programa como também o convite para participar dos demais programas da rádio.
Depois da imitação dos narradores do cinema, vieram as dos artistas de cinema, dos locutores de futebol e apresentadores de programa de auditório no rádio. Sua imitação de Ary Barroso é, possivelmente, uma das mais perfeitas imitações de todos os tempos.
Zé Vasconcelos trabalhou em rádio, cinema, teatro e TV. Foi excelente como artista e como autor.  O texto de suas apresentações em teatro eram, na íntegra, de sua autoria.
Foi ele o primeiro artista a escrever e interpretar um programa de humor na TV brasileira . Chamava-se "A Toca do Zé?, veiculado em 1952, pela TV-Difusora, PRF-3, canal 3 de São Paulo.
Outro ato pioneiro aconteceria anos depois. O show de teatro intitulado "Eu Sou o Espetáculo?, criado em 1959, foi transformado em LP em 1960, tendo vendido 100 mil cópias somente naquele ano.
Sua facilidade com outros idiomas se fez notar nos 70, numa apresentação para empresários franceses, quando fez um show totalmente falado em francês.
Em cena, no teatro ou na tv, Zé Vasconcelos sempre teve presença de espírito, um aguçado instinto de improviso. Certa vez, num show em uma grande boate no Rio, todos pegos de surpresa com voo de um morcego pelo meio do palco. Sem perder a classe, Zé Vasconcelos começou a cantar o famosos jingle da época, referente a uma conhecida companhia aérea: "No ar mais um Caravelle da Cruzeiro do Sul / À bordo tudo azul?.  Foi aplaudido de pé durante vários minutos.
Também foi no palco de um teatro, em meio a um blecaute total durante um show, que teve a coragem de pôr em prática um esquete previamente imaginado, porém nunca ensaiado. O sucesso foi total. É o famoso esquete do casal de velhinhos que tentam apagar a vela no quarto de um hotel, durante uma noite de blecaute.
Seu último trabalho em TV foi na Escolinha do Barulho, na TV Record, no final dos anos 90, interpretando o aluno gago Ruy Barbosa Sa-silva. Desde então, Zé Vasconcelos estava afastado da vida artística por motivos de saúde.
Em 2009, uma justa homenagem: o cineasta Jean Carlo Szepilovski lançou o DVD documentário "Ele é o Espetáculo" em homenagem à vida artística do comediante.
Foto: Reprodução
ver mais notícias
ver mais Áudio

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES