José Pieruccetti

Ex-jogador de Mogi das Cruzes
por Marcos Júnior
José Pieruccetti, ex-jogador radicado em Mogi das Cruzes-SP, faleceu no dia 16 de junho de 2013, aos 80 anos. Ele estava internado no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, com problemas intestinais.

Ele começou no futebol como atacante da AA Comercial, de Mogi das Cruzes, defendendo depois os dois clubes que rivalizavam na cidade: o União e o Vila Santista, clube que defendeu por 27 anos, onde foi apelidado de "Peru", porque a maioria das pessoas não conseguia pronunciar corretamente seu sobrenome.

Após deixar o futebol, continuou ligado ao esporte, primeiro como treinador de futebol de salão do União. Também comandou a equipe feminina de Suzano nos Jogos Abertos de Mogi (2011), ficando com o vice-campeonato. Sua presença era frequente nas rádios de Mogi, com comentários sobre eventos esportivos e relembrando momentos marcantes do esporte na região do Alto Tietê.

Filho dos imigrantes italianos Elisêo e Rosa Pieruccetti, José Pieruccetti nasceu em São Paulo, no dia 11 de junho de 1933. Viúvo de Sueli, não teve filhos, embora fosse tratado como pai pelos dois filhos de sua primeira mulher.

Com informações do jornal "O Diário", de Mogi das Cruzes

Em 16 de junho de 2013 recebemos o e-mail de Marcelo Arruda, de Mogi das Cruzes, a respeito de José Peruccetti, que reproduzimos na íntegra:

O futebol é o esporte preferido do brasileiro. É o que diz o mito popular. Mas, para o filho de um casal de imigrantes italianos, José Pieruccetti, o "Peru", o futebol é muito mais do que isso: "a razão do abrir e fechar os olhos, que motiva a viver a vida a cada dia".

O amor incondicional de Peru está nos gestos, no sorriso, no olhar e na parede da sua casa, no Mogilar, em Mogi das Cruzes. São diversos quadros com fotografias de antigos times de futebol da cidade, troféus, medalhas, placas de homenagem e pilhas de pastas com recortes de jornal e fotografias sobre o esporte da cidade e da região.

Para cada imagem, um detalhe da história dos tempos áureos do futebol mogiano que ele ajudou a construir.

Aos 80 anos, os olhos claros e a fala mansa José Pieruccetti  enciclopédia do futebol Mogiano se fecham e se cala, deixando saudade e muita historia.
Marcelo Arruda, Santista de Mogi das Cruzes - SP
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES