José Lourenço, o Tampa

Ex-lateral do Noroeste de Bauru e Tupã

por Túlio Nassif

Filho de José Antônio Bertizoli e Sebastiana Domingues Bertizoli, José Lourenço Bertizoli, o “Tampa”, nasceu no dia 30 de abril de 1949, em Pirajuí-SP. É casado com dona Rosangela Ivenize Monteiro Betizoli, com quem tem três filhos e três netos. Em 2015, seguia residindo na cidade de Pederneiras-SP, onde após deixar o futebol em 1975, prestou concurso público para Polícia Militar. Lá, trabalhou por anos e se aposentou em 2000.

Iniciou sua carreira no futebol varzeano de Bauru, onde defendeu as equipes do Assistência da Vila Falcão em 1963, Ordem e Progresso da Vila Souto em 1963 e do Fortaleza da Vila Falcão em 1965.

O tempo na várzea fez com que ganhasse fama e experiência. Pois, no ano de 1966 foi levado por Crisanto Alves para atuar nas categorias de base do Noroeste. Após um ano com os juvenis, passou para os profissionais. Tudo ia bem, até uma lesão no joelho esquerdo no ano de 1968 quase o tirar de vez do esporte. Contudo, foi operado e em 1970 retornou ao time, onde permaneceu até meados de 1972.

Transferiu-se em para o União Bandeirantes-PR e por lá ficou apenas três meses, quando acertou ainda em 1972, a ida para o Uberlândia-MG, tendo a oportunidade de disputar o Campeonato Mineiro.

Já em 1973, foi convidado pelo amigo Nardão para jogar no Tupã Futebol Clube. Em 1975, rumou para o que seria seu último clube antes de pendurar as chuteiras em 1976, o AEA de Araçatuba.

Lateral versátil e conhecedor dos dois lados do campo, deixou muitos amigos pelos clubes que passou e saudades em Tupã, quando formava a famosa linha defensiva com Nardão, Dasil, Airton, Tampa e Daniel, que inclusive, foram campeões do Campeonato Paulista da Série B do Campeonato Paulista em 1974.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES