José Aldo

Lutador de MMA e campeão Peso Pena do UFC
por Túlio Nassif

José Aldo da Silva Oliveira Júnior, ou apenas José Aldo, nasceu no dia 9 de setembro de 1986, em Manaus, capital do Amazonas. É especialista em Jiu-Jitsu brasileiro, Muay Thai e Boxe. Foi campeão do UFC (Ultimate Fighting Championship) na categoria Peso Pena, segundo os mais famosos rankings de MMA, é classificado como o Peso Pena "número 1" e está entre os três melhores lutadores peso por peso do MMA mundial. E em 2016, campeão interino do peso-pena do Ultimate, José Aldo chegou ao limite de sua paciência. Após a confirmação da luta entre Conor McGregor e Eddie Alvarez no UFC de Nova York, dia 12 de novembro, o lutador da Nova União declarou sua aposentadoria do MMA no dia 27 de setembro. O então presidente Dana White respondeu que não lhe daria isso e que tentaria chegar a uma solução para o problema. O imbróglio ocorre, segundo Aldo, a promessas não cumpridas para com ele pelo o UFC.

Fez diversas lutas no Brasil até que, em 1 de junho de 2008 realizou sua estreia no WEC (World Extreme Cagefighting), no Arco Arena em Sacramento, Califórnia. E sua estreia não poderia ter sido melhor, derrotou o lutador Alexandre Nogueira no WEC 34.

Após a ansiedade da estreia, emendou uma série de ótimas vitórias, nocauteou três adversários, sendo um deles o futuro campeão do The Ultimate Fighter Jonathan Brookins no WEC 36, Rolando Perez no WEC 38 (onde ganhou o prêmio de melhor "Nocaute da Noite") e Chris Mickle no WEC 39.

E foi espetacular seu inicio no WEC.

Aldo voltou a vencer com um nocaute no dia 7 de junho de 2009 no WEC 41, quando enfrentou Cub Swanson. Tornou-se o Campeão dos Pesos Plumas do WEC ao nocautear Mike Brown no dia 18 de novembro de 2009, no WEC 44. Vinha de nove vitórias consecutivas na organização, sendo que todas elas terminaram em nocaute.

O famoso site Sherdog (site britânico, o qual é considerado o maior do mundo sobre MMA) presenteou e elegeu José Aldo o lutador do ano de 2009.

Após grandes conquistas, Aldo teve uma luta combinada com a lenda do WEC e ex-campeão dos Pesos Penas Urijah Faber, realizada no dia 25 de abril de 2010, no WEC 48. O brasileiro castigou o norte-americano até o último round, que aguentou firme todos os poderosos golpes. De nada adiantou, por decisão unânime dos jurados, Aldo manteve o cinturão.

Posteriormente, mais um nocaute no WEC 51, sobre o lutador armeno Manvel Gamburyan, que tinha nocauteado em sua última luta o ex-campeão peso-pena do WEC Mike Brown.

A carreira de José Aldo no UFC (Ultimate Fighting Championship), começou em 28 de outubro de 2010, após a fusão entre as duas organizações, o WEC e o UFC. Consequentemente, os lutadores do WEC foram transferidos para o UFC.

Foi o primeiro campeão dos Pesos Pena do UFC, a receber o cinturão oficial em 20 de novembro de 2010, no UFC 123. E sua primeira defesa do título tinha sido definida para o UFC 125 contra Josh Grispi. Entretanto, fora forçado a desistir da luta, depois de sofrer uma lesão no pescoço três dias depois de receber seu cinturão do UFC. Retornou ao octógono no primeiro evento do UFC, realizado em Toronto, Canadá, contra o canadense Mark Hominick, válido pelo UFC 129. Aldo venceu por decisão unânime depois de deformar o rosto do seu adversário, estreando no UFC em grande estilo.

Pelos excelentes combates, recebeu o prêmio World MMA Awards de "Lutador do Ano de 2010".

Sua segunda defesa de cinturão foi contra Kenny Florian, no dia 8 de outubro de 2011 no UFC 136, derrotando-o por decisão unânime. A terceira defesa, foi em 14 de janeiro de 2012 no UFC 142, em mais um nocaute, contra Chad Mendes.

Aldo era esperado para enfrentar Erik Koch no dia 13 de outubro de 2012 no UFC 153, porém Koch se lesionou e foi substituído pelo ex-Campeão Peso Leve do UFC e recém chegado na categoria, Frankie Edgar. Contudo, Aldo se lesionou e foi obrigado a se retirar da luta.

Pelo UFC 156, José Aldo enfrentou Frankie Edgar, no dia 2 de fevereiro de 2013 e venceu por decisão unânime. A luta ficou marcada pelos belos golpes do brasileiro. Após isso, venceu Chan Sung Jung (em 3 de agosto de 2013, no UFC 163), Ricardo Lamas (em 1 de fevereiro de 2014, no UFC 169), Chad Mendes (em 25 de outubro de 2014, no UFC 179) e perdeu o cinturão para Conor McGregor (em 12 de dezembro de 2015, no UFC 194), na qual foi um derrota muito dolorida pela maneira que foi construída. Mas José Aldo não se abateu e venceu mais uma vez Frankie Edgar (em 9 de julho de 2016, no UFC 200) e ganhou o cinturão interino da categoria. 
ver mais notícias
WEC

Campeão do peso pena do WEC;
Vencedor do nocaute da noite (três vezes);
Recorde de vitórias consecutivas do WEC (oito vezes).

Sherdog

Melhor lutador do ano de 2009.

World MMA Awards

Melhor Lutador do ano de 2010.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES