Jorge Amaral

Saudoso radialista, radioator e comentarista de futebol
Jorge Amaral (o José Antonio Franco Atenfelder Silva), nasceu em 1912 e faleceu em 1979, vítima de câncer intestinal.

Foi radialista, radioator das memoráveis radionovelas e comentarista esportivo.
Trabalhou por muitos anos na Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Jorge Amaral teve dois filhos. Jorge Battistini Altenfelder Silva (falecido em 2003) e José Carlos Battistini Altenfelder Silva.

Ele conheceu apenas dois de seus oitos netos. Ligia de Brito Altenfelder Silva e Lucia de Brito Altenfelder Silva. Os outros seis nasceram após o seu falecimento.

por Marcos Júnior/colaborou Ligia de Brito Altenfelder Silva

Em 07 de agosto de 2009, recebemos o e-mail de Ligia de Brito Altenfelder Silva, neta de Jorge Amaral, que reproduzimos abaixo, na íntegra:

"Milton, desculpe a falta de informação, mas sou de uma época em que as atividades profissionais eram muito perigosas, portanto eram omitidas ou faladas em voz baixa. Eu era pequena, tenho lampejos de memoria, como minha vó ouvindo o rádio e a musica de propaganda do mappin que era o patrocinador do programa que ela ouvia tocando. Sei que meu avô foi ator de novelas de rádio, radialista, e comentarista de futebol. Quer dizer eu acho. Tenho lembrança da época da prisão do Mariguela, eu estava de férias na chácara de meus avós, em Itapecerica. O medo era palpável, os adultos da casa ligados na radio e minha vó com o olho e os ouvidos na estrada esperando meu avô chegar da bandeirantes são e salvo com notícias. Sabe, meu pai era professor universitário e minha mãe estudante universitária, eu e minha irmã nascemos na década de 60, então vc pode imaginar como foi nossa passagem por estes anos escuros da ditadura e eles permanecem assim até hoje. Muito pouco é falado desta época, até aqui em casa. As lembranças que temos são nossas e como éramos pequenas são apenas lampejos. Morávamos no interior de São Paulo ( Piracicaba, Rio Claro, Araraquara, Botucatu, São Manoel, Araras) e o contato que tínhamos com meus avós eram nas férias de natal e assim mesmo quando a coisa "tava braba" íamos para Ubatuba e lá ficávamos, as vezes, por 3 meses. Gostaria muito de saber quem foi meu avô dentro da rádio bandeirantes e dentro do mundo esportivo. Sei que ele teve contato muito intimo com jogadores daquela época, lutadores de boxe e atletas do atletismo. Tanto que muitos anos depois que minha vó morreu, ele se casou com uma recordista sul americana do atletismo, Clara, era assim que a chamávamos e mais uma vez e só o que sei. Quando meu avô morreu a chácara foi vendida, a Clara foi embora e junto com ela as lembranças e documentos ali contidos. Meu pai muito abalado não  deu muita atenção ao que ali continha, ficando apenas com algumas fotos e moveis que pertenceram a minha avó e hoje todos eles no céu, resta esta neta curiosíssima a respeito de quem foi Jorge Amaral. Abraços a todos. Espero que tenha mais sorte com sua pesquisa, pq eu já esgotei os meus recursos. Acho que  estando dentro da bandeirantes é mais fácil para conseguir informações. Se conseguir, peço que vc me envie".
Obrigada
Ligia

 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES