Joaquinzinho

Ex-meia do Flu, Corinthians e Brasil de Pelotas
Joaquim Gilberto da Silva, o Joaquinzinho, excelente meia-atacante gaúcho do Fluminense e do Corinthians (de 59 a 61), morreu no dia 20 de julho de 2007, em Pelotas (RS), após sofrer uma isquemia.
 
Seu corpo foi velado no salão nobre do estádio Bento de Freitas e enterrado no Cemitério São Francisco de Paula.
 
Em 22 de março de 1957 marcou no empate com o Santos em amistoso, então defendendo o Brasil de Pelotas. Sua boa atuação chamou atenção da diretoria santista, que fez uma proposta pelo atleta xavante, que quase foi trocado por Pelé.
 
Ele era supervisor técnico das categorias de base do Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas.
Joaquinzinho jogou (e bem demais) também no XV de Novembro de Piracicaba(SP), no Juventus, no Internacional de Porto Alegre (RS), na Ponte Preta e no Brasil de Pelotas, onde começou.
 
Nascido no dia 31 de dezembro de 1934, em Pelotas (RS), Joaquinzinho fez pelo Corinthians 108 jogos, marcou 48 gols e ficou negativamente lembrado por ter sido integrante do time do "Faz-me rir", que fracassou em 1961. Do Timão, ele foi para o Juventus, daí para o Fluminense.
 
Passou ainda pelo Brasil de Pelotas. Lá, Joaquinzinho atuou ao lado do goleiro Suly, que depois se destacaria com a camisa do São Paulo Futebol Clube.
  
ABAIXO, REPORTAGEM DO "FANTÁSTICO" SOBRE A QUASE TROCA ENTRE JOAQUINZINHO E PELÉ.

 
 

Fonte consultada: "Almanaque do Corinthians", de Celso Dario Unzelte
 
ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Joaquinzinho fez pelo Corinthians 108 jogos, marcou 48 gols e ficou negativamente lembrado por ter sido integrante do time do "Faz-me rir", que fracassou em 1961.

Do Timão, ele foi para o Juventus, daí para o Fluminense.
Fonte: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES