Joaquim Rocha

Ex-centroavante do Corinthians e Sporting
por Tufano Silva / colaborou
Marcos Lacerda

Joaquim Rocha deixou Portugal ainda menino para morar com seus pais no Brasil, na cidade de São Paulo. Iniciou sua carreira futebolística no Corinthians, mas aos 21 anos retornou ao seu país, onde defendeu times como o Sporting, Acadêmica de Coimbra e Vitória de Guimarães.
Após parar com a bola, o ex-centroavante passou a morar em Lagos-POR, onde trabalhava como garçom em um dos bares das lindas praias da região. E foi nesta mesma cidade, na sub-região do Algarve, onde um dos grandes goleadores da história do futebol português morreu, em dezembro de 2003. Ao sair para pescar, Joaquim se descuidou e foi "engolido? por duas quedas de aproximadamente 30 metros cada uma, que vitimaram o ex-centroavante na hora.
Nascido em Castelo de Paiva, em 24 de março de 1951, Joaquim Rocha chegou com sua família ao Brasil ainda garoto. Iniciou sua trajetória no futebol no Corinthians, onde atuou em quase todas as divisões da categoria de base do clube. Chegou, inclusive, a participar de cinco jogos com a equipe principal do Timão, sendo dois amistosos e três partidas do Campeonato Paulista de 1971.
De volta ao seu país, em 1972, passou a integrar a equipe do Sporting, uma das mais tradicionais do futebol português. Permaneceu no estádio José Alvalade por três temporadas, sem conseguir muitas oportunidades no time titular. Em 1975, assinou com a Acadêmica de Coimbra, onde passou a ganhar destaque no cenário futebolístico do país.
Em 1978, atuou por uma temporada no Acadêmico de Viseu, se transferindo em seguida para o Vitória de Guimarães, onde o atleta viveria os melhores momentos de sua carreira. Foram quatro anos defendendo o clube, quase sempre sendo o goleador máximo da equipe nas competições.
Ao deixar o Vitória de Guimarães, em 1983, rodou por alguns times secundários do futebol português, como o GD Torralta, até encerrar sua carreira profissional.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES