Joãozinho Paulista

Ex-atacante do XV de Piracicaba e Atlético-MG
Joãozinho Paulista, o João Édson de Barros, atacante que defendeu o XV de Piracicaba, o Atlético Mineiro e o CRB nos anos 70 e 80, hoje vive com a família em Maceió (AL). Em 2007, tornou-se auxiliar técnico do CRB, clube em que fez tanto sucesso nos tempos de jogador.
 
Durante o mês de novembro de 2014, Joãozinho passou 11 dias internado para a amputação do dedão do pé direito, em decorrencia do diabetes.

Natural de Piracicaba, Joãozinho saiu do Nhô Quin para defender o CRB em 1976. Seu faro de gols atraiu o interesse do Atlético Mineiro. Ele defendeu o Galo Mineiro na boa campanha do Brasileirão de 1977. Era um dos reservas de Reinaldo. Joãozinho Paulista perdeu um dos pênaltis na final contra o São Paulo. O Tricolor, de Waldir Peres, venceu por 3 a 2 (nas penalidades, após empate sem gols no tempo normal) e comemorou o título nacional em pleno Mineirão.

Joãozinho voltou ao CRB e se tornou um dos maiores artilheiros da história do futebol alagoano. No time da Pajuçara, Joãozinho conquistou títulos e ganhou o apelido de "João dos Gols". Como sempre foi idolatrado pela torcida do Galo de Maceió, Joãozinho se radicou na bela capital alagoana.

Também defendeu o Botafogo de Ribeirão Preto nos anos 80. Lá, o atacante jogou ao lado de jogadores como o zagueiro Paulo Nelli, o goleiro Luís Henrique, o meia Péricles, entre outros.

por Rogério Micheletti
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES