Joãozinho Guedes

Ex-ponta do Guarani
João Guedes, o Joãozinho, ex-ponta do Guarani nos anos 60, hoje mora em Campinas (SP), onde trabalha na Assembléia Legislativa como assessor parlamentar de uma deputada.
Como jogador, Joãozinho foi revelado pela escolinha do Guarani, que tinha o comando do saudoso Zé Duarte. Jogou pelas categorias de base do Bugre entre 1961 e 1964 e foi lançado no time principal do alviverde pelo técnico Armando Regnaneschi, que trabalhou no Corinthians nos anos 80.
Joãozinho ajudou o Guarani a sair da zona de rebaixamento no primeiro turno do Campeonato Paulista de 1964 juntamente com Nelsinho, Babá e Carlinhos, todos comandados por Américo Murolo. A reação bugrina foi sensacional e o time terminou a competição em quinto lugar.
O ex-ponta participou da vitória histórica sobre o Santos, de Pelé, por 5 a 1, no dia 18 de novembro de 1964. O árbitro Armando Marques, após a final daquela partida, falou em entrevista que a ala direita do Guarani, formada por Nelsinho e Joãozinho, era maravilhosa.
Nelsinho e Babá acabaram se transferindo para o São Paulo, assim como Osvaldo Cunha. Já Joãozinho permaneceu no Guarani até 1970, quando encerrou a carreira depois de sofrer várias contusões.
Antes disso, em 1968, o hábil ponta foi emprestado ao Paulista de Jundiaí para disputar o acesso. Além de Joãozinho, outros atletas do Guarani foram emprestados ao Galo. A idéia do Bugre era fortalecer o time de Jundiaí, um dos principais concorrentes da Ponte Preta, a maior rival do Guarani.
A intenção bugrina deu certo. A Ponte não obteve sucesso e o Paulista, de Joãozinho, Sidnei, Tarcisio, Tião Macalé e Cardoso, subiu.
por Rogério Micheletti - Colaboração do historiador Raul Celestino Soares Junior, torcedor do Guarani
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES