Jean

Zagueiro do São Paulo, Corinthians e Flamengo
por Túlio Nassif
Jean Ferreira Narde, ou apenas Jean, nasceu no dia 18 de novembro de 1979, em Feira de Santana, Bahia. Chegou ao Paysandu no dia 13 de maio de 2013, após deixar o futebol chinês, onde defendia o Guangdong Sunray, até o final de 2012.
Iniciou sua carreira em 2000 no São Paulo. Lá, iniciou muito bem, conquistou o Campeonato Paulista no mesmo ano em que se tornou profissional. No ano seguinte, levou o Torneio Rio-São Paulo, em 2001 e o Supercampeonato Paulista, em 2002.
Embora tenha tido um começo de carreira com títulos e grandes atuações, a eliminação para o Santos no Campeonato Brasileiro de 2002 e a derrota para o Corinthians na final do Paulistão de 2003, foram fatores para que o Tricolor Paulista vendesse Jean para o futebol russo, onde defendeu o Saturn até 2005.
Ainda na Rússia, em 2006, fora emprestado para o Dínamo Moscou e em 2007, para o Rubin Kazan.
No início de 2008 transferiu-se para o Grêmio, novamente emprestado pelo Saturn, dono de seu passe.
Quando chegou ao clube gaúcho, teve de enfrentar um longo tempo no banco de reservas, já que Léo e Pereira eram os titulares da zaga e Jean estava em processo de adaptação. Pouco depois, teve uma lesão e ficou mais algum tempo sem jogar. Mesmo conseguindo atuar pela equipe, logo voltou ao banco de reservas. No mês de maio, nem chegou a se concentrar para os jogos, o que gerou algumas especulações de que deixaria o Grêmio. Jean continuou no Olímpico, superou a má fase e conseguiu jogar algumas partidas como titular, marcando inclusive um gol, na época, contra o Ipatinga.
Em 10 de dezembro de 2008, foi anunciado como novo reforço do Corinthians. Veio para ser a primeira opção na reserva, por sua experiência e pelo baixo investimento. Em suas quatro primeiras partidas, Jean demonstrou alguns erros bobos na zaga que resultaram em gols da equipe adversária. Mesmo assim, conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil de 2009 pelo time do Parque São Jorge.
Amargando a reserva e com pouco espaço no Timão, Jean rescindiu seu contrato, em 2009 e, voltou a jogar na Rússia, dessa vez pelo Football Club Moscow, permanecendo até o final de julho de 2010.
Até que, no dia 10 de junho de 2010, foi confirmado como novo reforço do Flamengo, com contrato firmado até dezembro de 2011. Ao término do mesmo e com o título Carioca conquistado, Jean não permaneceu na Gávea e acertou com o Vitória, para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro de 2012. Ficou pouco tempo na Bahia e migrou para China.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES