Jayme Valente ou Jaime Valente

Ex-zagueiro e técnico do Flamengo
foto: site Fla-EstatísticaJayme Pimenta Valente Filho, o ex-zagueiro Jayme do Flamengo, nasceu no Rio de Janeiro em 20 de junho de 1942.

 

Antes de jogar no CRF ele foi jogador de volei, campeão carioca pelo Sirio-Libanes,  em 1958.
Vestiu a camisa do Fla, segundo o Almanaque do Flamengo de Roberto Assaf e Clóvis Martins, em 161 jogos com 72 vitórias, 41 empates e 48 derrotas. Foi campeão carioca de 1965 formando dupla com Ditão.
Após parar com a bola, tornou-se treinador de futebol. Dirigiu a seleção do Marrocos e clubes do mundo árabe. Comandou também o Mengão em 29 jogos entre 1977 e 1978 com 17 vitórias, oito empates e quatro derrotas, além do América, seleção do Catar, seleção do Congo e seleção Olímpica do Brasil.
Atualmente segue residindo em sua cidade natal onde é um bem sucedido executivo no campo universitário. Em 2008, trabalhava como diretor e professor do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ). Ainda com referências acadêmicas, o próprio ex-jogador nos mandou um email para informar que é jornalista formado pela ECO (Escola de Comunicação da UFRJ), com passagens por emissoras como TV Globo, Tv Educativa e Jornal O Dia.
Jayme defendeu com orgulho na Universidade do Porto, em Portugal, sua tese de doutorado em preparação física intitulada "Mario Jorge Lobo Zagallo, entre o Sagrado e o Profano, uma história de vida?. O ex-jogador e treinador tantas vezes campeão do mundo pela Seleção Brasileira esteve presente. Segundo Jayme, esta foi a forma que encontrou para homenagear uma pessoa com tantas glórias.
O estudo quis analisar de que forma o binômio superstição/competência contribuiu para o sucesso profissional de Zagallo. Segundo Jaime Valente, ele quis saber como surgiu esta questão do sagrado na vida do velho lobo, do apego a Santo Antônio, das citações ao número 13. "A própria sociedade vê Zagallo como um homem de sorte?.
A tese contou com depoimentos de João Havelange, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o técnico Carlos Alberto Parreira, além de vários jogadores e ex-jogadores.
ver mais notícias

Pelo Flamengo (como jogador):

Vestiu a camisa do Fla, segundo o Almanaque do Flamengo de Roberto Assaf e Clóvis Martins, em 161 jogos com 72 vitórias, 41 empates e 48 derrotas. Foi campeão carioca de 1965 formando dupla com Ditão.

Pelo Flamengo (como treinador):


Comandou também o Mengão em 29 jogos entre 1977 e 1978 com 17 vitórias, oito empates e quatro derrotas

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES