Jandir

Ex-volante do Inter, Fluminense e Grêmio
por Rogério Micheletti
 
O estilo dele era parecido com o de Dunga. Aliás, ele começou a carreira ao lado do capitão tetracampeão mundial.

Bom destruidor, raçudo, eficiente na proteção à zaga e um pouco limitado na armação, Jandir, o Jandir Bugs, foi um jogador coadjuvante, mas muito importante no Fluminense campeão brasileiro de 1984. Sem ele, jogadores como Delei, Assis e Romerito fatalmente não teriam tanta liberdade na equipe comandada por Carlos Alberto Parreira.

Nascido no dia 9 de janeiro de 1961, Jandir começou a carreira nas categorias de base do Internacional _assim como Dunga. Nos juvenis do Colorado, Jandir atuou ao lado de outros jogadores que depois fariam sucesso também no Flu: Tato e Renê. Jandir defendeu o clube das Laranjeiras até o final dos anos 80. Nesse período, ele chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira. Defendeu o time canarinho em quatro oportunidades: uma vitória, um empate e duas derrotas (segundo informações do livro "Seleção Brasileira 90 anos", de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf).

Jandir sempre foi um marcador duro. Em 1988, durante o Carioca, o ponta-direita vascaíno Mauricinho sentiu isso na pele. Mauricinho sofreu séria contusão após dividida com Jandir. Depois do Flu, Jandir voltou ao Rio Grande do Sul e lá defendeu o Grêmio. No Tricolor dos Pampas, ele atuou ao lado de Cuca, Assis (irmão mais velho de Ronaldinho Gaúcho), Alfinete, Paulo Egídio, Darci, Nílson, Maurício, Luís Eduardo, entre outros. Hoje, Jandir vive em Porto Alegre e continua ligado ao futebol. Ele revela jovens jogadores.

ABAIXO, VÍDEO COM A ENTREVISTA DE JANDIR A VALTERSON BOTELHO EM 2013

ver mais notícias

Pela Seleção Brasileira:

Defendeu a seleção em quatro oportunidades: uma vitória, um empate e duas derrotas (segundo informações do livro "Seleção Brasileira 90 anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf).

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES