Jairton Telles de Santana

Ex-ponta-esquerda do Metropol e do Grêmio
por Diogo Miloni
Jairton Telles de Santana, também conhecido como Jajá ou apenas Jairton, foi ponta-esquerda de muita técnica e de campanhas vitoriosas por onde passou. Em 2012, já aposentado, residia na cidade de Criciúma-PR ao lado de sua esposa Eunice, com quem teve os três filhos: Giuliano, Marcelo e Aline.
Natural de Itabaiana, no Sergipe, Jairton nasceu em 8 de abril de 1939 e começou sua carreira em 1954, no clube que leva o mesmo nome de sua cidade natal. Em 1956, viajou até Santos para trabalhar na Santa Casa de Misericórdia e, em pouco tempo, já estava atuando na Portuguesa Santista.
Em 1961 deixou a Briosa e acertou sua transferência para o futebol do Sul do País, sendo contratado pelo Metropol, tradicional equipe de Criciúma. No grupo comandado por João Lima, Jairton atuou ao lado de grandes jogadores, como Nilzo, Tenente e Valdir Paulo, que também marcaram seus nomes na história do futebol paranaense.
O sucesso na ponta do Metropol despertou o interesse do Grêmio, que trouxe o habilidoso sergipano por empréstimo de uma temporada. No Tricolor gaúcho, Jairton participou da campanha do bicampeonato estadual e passou um dos maiores sustos de sua vida: após um acidente com o ônibus da equipe tricolor que viajava para a cidade de Bagé, o ponta-esquerda foi atingido no estômago por um pedaço de ferro e quase faleceu.
Recuperado do incidente, Jajá retornou ao Metropol e, posteriormente, foi negociado com o Seleto de Paranaguá-PR. Passou também pelo Esporte Clube Água Verde, de Curitiba, onde encerrou sua carreira prematuramente, em 1967, após ter a perna quebrada por três vezes.
Jairton ainda trabalhou na Eliane Revestimentos, na cidade de Cocal do Sul-SC e na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES