Jack Brabham

Tricampeão Mundial de F1
por Marcos Júnior
 
O australiano John Arthur Brabham, ou simplesmente Jack Brabham, conquistou três títulos mundiais na Fórmula 1: em 1959 e 1960 pela Cooper e em 1966 pela Brabham, equipe que fundou.
 
Ele faleceu em 18 de maio de 2014, aos 88 anos, de causas naturais, em sua casa, em Gold Coast, na Austrália
 
Nascido em Hurtsville, Nova Gales do Sul no dia 02 de abril de 1926, seu envolvimento com os carros começou aos 15 anos, quando começou a trabalhar em uma oficina mecânica.
 
Serviu a Royal Australian Air Force (Real Força Aérea da Austrália) durante a Segunda Guerra Mundial e aos 20 anos montou sua própria oficina, dividindo seu tempo com as corridas de kart.
 
Aos 29 anos estreou na Fórmula 1 com um Cooper T40, mas participou apenas do GP da Inglaterra, sem tê-lo completado.
 
No ano seguinte também correu apenas no GP da Inglaterra, e também não chegou ao final das prova.
 
Mas em seu terceiro na elite do automobilismo mundial, pela Cooper, chegou ao primeiro título, com duas vitórias: em Mônaco e na Inglaterra, além de ter subido ao pódio em mais três corridas: 2º lugar na Holanda e 3º nos GPs da França e Itália.
 
Repetiu o feito em 1960, de forma espetacular, com cinco vitórias consecutivas: Holanda, Bélgica, França, Inglaterra e Portugal.
 
No ano seguinte, em 1961, ainda pela Cooper, não conseguiu rivalizar com os demais concorrentes e terminou a temporada (vencida pelo norte-americano Phil Hill) em 11º lugar.
 
A partir de 1962, até 1965, já por sua própria equipe, teve anos difíceis, amargando posições intermediárias, sem ter conseguido nenhuma vitória.
 
Mas, em 1966, aos 40 anos, teve outra temporada impecável, com quatro vitórias consecutivas (França, Inglaterra, Holanda e Alemanha), chegando a seu terceiro título mundial na Fórmula 1. Ele terminou o campeonato com uma ampla vantagem, totalizando 42 pontos contra 28 de John Surtees, o vice-campeão.
 
Disputou mais quatro campeonatos, entre 1967 e 1970, todos pela Brabham, mas não conseguiu resultados expressivos que o levassem a disputar mais um título, mesmo assim ainda venceu mais um GP, exatamente em 1970, seu último ano na F1, em Kyalami, na África do Sul.
 
Em 1990 entrou para o International Motorsports Hall of Fame.
 
Jack Brabham era casado com Lady Margaret, com quem teve três filhos: Geoff, Gary e David, todos com passagens pelo automobilismo. Geoff, Gary e David, todos com passagens pelo automobilismo.
Geoff venceu uma edição das 24 Horas de Le Mans, Gary disputou duas provas na F1 pela extinta equipe Life, mas não completou as corridas (GPs dos EUA e Brasil) além de ter disputado a Cart/Indy em 1993 e 1994.
 
Entre os filhos, David foi o que mais competiu na F1, participando de 24 GPs pelas equipes Brabham e Simtek, mas não marcou pontos.
ver mais notícias

Pela Fórmula 1:

Participou de 126 GPs, com 14 vitórias, 13 poles e 12 voltas mais rápidas

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES