Ivan Pezão

Ex-goleiro do Sport Recife e Palmeiras

por Túlio Nassif

Ivan Pezão, ex-goleiro do Sport Recife e Palmeiras nas décadas de 70 e 80, nasceu no pequeno município de Timbaúba, localizado na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. É casado com dona Daniela e tem quatro filhos de seu primeiro casamento. Em 2015 seguia residindo em Santos, litoral Sul de São Paulo.

Iniciou sua carreira atuando por times da sua cidade natal, tendo defendido o JET, Estudantes e Central Sport Club (em 1974), este, onde permaneceu por um ano e meio.

As boas atuações pela equipe da Patativa, logo despertou o interesse do Sport, que graças ao extinto Torneio Início, pode defender nove pênaltis durante toda a competição.

No Leão da Ilha, Ivan chegou no meio de 1975 e ficou por três anos. Lá, apenas um título, o de campeão pernambucano de 1977. Mas, devido algumas divergências com a FPF (Federação Pernambucana de Futebol), o Sport não disputou a competição do ano seguinte, em 1978, ocasionando a negociação de vários atletas do elenco. Ivan juntamente com Amilton Rocha foi para o Palmeiras. Aconteceu o mesmo com Biro-Biro e Djalma Araújo, que foram para o Corinthians. Miltão para o Guarani e Mauro Madureira para o Cruzeiro.

Jogou no Palmeiras por três anos, de 1978 a 1981. Após deixar o Palestra Itália, passou por clubes do interior paulista, como São José, Ferroviária de Araraquara, Araçatuba e Taubaté. E ao contrário de muitos jogadores que encerram carreira por lesão no joelho, Ivan machucou o ombro e foi obrigado a deixar os gramados definitivamente.

Logo em seguida, passou a ser preparador de goleiros do Taubaté e revelou na época, o hoje treinador Marcelo Martellotte, Gilberto, vencedor do Troféu Charles Miller, além de ter trabalhado com Bosco e Alberico no Sport, onde exerceu a função por longos 18 anos. Ele ainda trabalhou no Bragantino a convite do amigo e técnico Givanildo Oliveira.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES