Ivan Lessa

Jornalista e escritor
por Marcos Júnior
O jornalista e escritor brasileiro Ivan Pinheiro Themudo Lessa, ou simplesmente Ivan Lessa, faleceu em Londres, no dia 8 de junho de 2012, aos 77 anos.
Segundo a viúva, Elizabeth Fiúza, Lessa sofria de enfisema pulmonar e tinha graves problemas respiratórios.
Ele morava na capital inglesa desde janeiro de 1978, onde trabalhava como colunista na BBC de Londres a partir de sua casa, por conta de sua condição de saúde.
Paulistano, mas criado no Rio de Janeiro, Ivan Lessa era filho do escritor Origenes Lessa e da cronista Elsie Lessa.
Trabalhou na Rede Globo, revistas "Veja", "Senhor" e Playboy", nos jornais "Folha de S.Paulo" , "O Estado de São Paulo", "Gazeta Mercantil" e "Jornal do Brasil", além de ter atuado na área publicitária.
Em 1969, foi fundador e colaborador do jornal "O Pasquim", importante veículo de crítica à ditadura militar brasileira.
Lá, escreveu colunas marcantes, como "Gip! Gip! Gip! Nheco! Nheco!", "Fotonovelas" e os "Diários de Londres e criou em parceria com o cartunista Jaguar o ratinho Sig,
No "Pasquim", ele escreveu, entre outras, as colunas "Gip! Gip! Nheco! Nheco!", "Fotonovelas" e os "Diários de Londres". Ele também criou, em parceria com o cartunista Jaguar, o ratinho Sig, símbolo da publicação.
O personagem Sig era baseado em Sigmund Freud, fundador da psicanálise, que utilizou da voz corrente à época, que diza que "Deus criou o sexo e Freud a sacanagem".
Trabalhou como tradutor de inúmeras obras e foi autor de "Garotos da Fuzarca" (contos, de 1986), "Ivan vê o mundo" (crônicas, de 1999) e "O luar e a rainha" (de 2005).
Ele e a esposa Elizabeth tiveram uma filha, Juliana, que reside na Inglaterra.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES