Idário

Ex-lateral-direito do Corinthians
por Rogério Micheletti
 
Um dos mais aguerridos jogadores da história do Corinthians, Idário Sanches Peinado, o Idário, faleceu em 18 de setembro de 2009, em Santos, aos 82 anos.
 
Idário sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no começo de 2009 e tinha limitações físicas decorrentes do problema. Morador de Praia Grande, litoral de São Paulo, Idário estava internado em um hospital de Santos. 
 
Nascido em São Paulo, em 7 de maio de 1927, Idário participou do heróico time corintiano que conquistou o Campeonato Paulista do IV Centenário em 1954. Desse time, ainda está vivo Cabeção .  Em março de 2009, Idário deu o seguinte depoimento ao "Terceiro Tempo":
 
"Queria muito que o Corinthians me ajudasse. Eu preciso fazer uma cirurgia no joelho, mas não tenho dinheiro. O Joaquim Grava (médico corintiano) falou que iria me operar, mas isto foi em 2004. Continuo com o problema", disse Idário, que tinha o apelido de "Sangue Azul".
 
Lateral-direito de muita raça, Idário venceu alguns duelos contra grandes pontas dos anos 50, entre eles Canhoteiro (ex-São Paulo) e Rodrigues Tatu (ex-Palmeiras).
 
Entrevistado pelo programa "Record Futebol Clube", da Rádio Record, Idário fez uma revelação:
 
"É uma pena não jogar hoje. Acho que estaria rico", lamentava Idário.
Além do Corinthians, onde realizou 475 jogos, marcando seis gols a favor e três contra (números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte), Idário defendeu o Nacional da Comendador Souza, da capital paulista. Seus principais títulos pelo alvinegro foram: Paulistas (1951, 1952 e 1954) e Torneio Rio-São Paulo (1950, 1953 e 1954).
 
* colaborou Pedro Luiz Boscato
 
Abaixo, veja emocionante entrevista concedida por Idário em 2008, um ano antes de sua morte. Nela, o ex-lateral relembra histórias e fala sobre o seu amor pelo Corinthians: 

 
 
ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Atuou em 475 jogos. Marcou seis gols a favor e três contra.
Fonte: Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES