Hugo Sánchez

Histórico atacante mexicano
por Diogo Miloni
 
O maior jogador mexicano do século XX. Este é Hugo Sánchez Marquez, ou apenas Hugo Sánchez, nome de sucesso na linha de frente do Real Madrid dos anos 80. Em 2013, em uma nova função, era treinador do Pachuca, do México.
 
Natural de Cidade do México, Hugo nasceu em 11 de julho de 1958 e começou sua carreira no Pumas, em 1975. Teve uma breve passagem pelo futebol norte-americano até ser negociado, em 1981, com o Atlético de Madrid. Na equipe colchonera, o talento do atacante mexicano logo apareceu: em 111 partidas oficiais pelo clube, marcou 54 gols. 
 
Em 1985, o Real Madrid decidiu trazer o goleador para o Santiago Bernabéu. A mudança foi conturbada e rodeada de polêmicas, mas o mexicano conseguiu se firmar como titular dos merengues e seu faro de gol foi mais que suficiente para conquistar a exigente torcida dos blancos. Para denotar o sucesso de Hugo Sánchez na capital espanhola bastam as cinco conquistas do Pichichi, troféu dado ao artilheiro da Liga, e o pentacampeonato do torneio nacional.
 
Com números impressionantes nas sete temporadas de Bernabéu, a saída de Sánchez do Real foi sentida pela torcida. Em 1992, foi negociado com o América, passou também por Rayo Vallecano-ESP,Atlante-MEX, Dallas-EUA e Celaya-MEX, onde encerrou sua carreira no ano de 1998.
 
Em 2000, despontou como treinador do Pumas, levando o time mexicano a duas disputas da Copa Libertadores. Desde então, treinou o Necaxa, a Seleção Mexicana principal e de base, o Almeria-ESP e o Pachuca.
 
Como jogador da Seleção Mexicana, Hugo Sánchez participou de três Copas do Mundo: 1978, na Argentina; 1986, no México; e 1994, nos Estados Unidos. A maior decepção da carreira foi em 1988, quando seu país  foi punido pela Fifa por utilizar atletas com idade acima da permitida para um torneio pré-olímpico.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES