Hamleto Di Rosato

Inesquecível jornalista de A Tribuna

Hamleto Luigi Pasquarelli Di Rosato, o Hamleto Rosato, ou "Tio Leto?, morreu no dia 4 de outubro de 2008, aos 94 anos. Jornalista desde os anos 1930, era o funcionário mais antigo do grupo de comunicação "A Tribuna?, de Santos (SP).
Abaixo, texto do também jornalista de Santos Sylvio Ruiz, publicado no site oficial do Santos FC, sobre o inesquecível e saudoso Hamleto.
"Uma figura humana de enorme prestígio na Baixada, lúcido, respeitado, torcedor do Santos, jornalista de ?A Tribuna?, o mineiro de Uberaba (nascido em 10 de junho de 1914), Hamleto Rosato, conhecido como ?Tio Leto? (assim chamado carinhosamente), foi um homem apaixonado pelo Alvinegro da Vila. Era, sem dúvida, o mais antigo funcionário do Grupo ?A tribuna?, da família Santini.
Disse-nos que veio para a nossa cidade o bom mineiro na década de 30, com a finalidade de se formar em Medicina, mas, em 1932, começou no meio jornalístico, ?daí surgiu a grande paixão?, comentou o ex-editor de ?A Tribuninha? (por 33 anos).
Antes no jornal teve muitas funções burocráticas. ?Um ano depois de minha saída, foi terminada a publicação, um crime, pois as crianças amavam, tinham paixão, provando-se nos colégios e no meio dos jovens?. A tiragem do jornal era maior no dia que saía a Tribuninha, fato comprovado.
Na política, foi íntimo do ex-presidente Jânio Quadros (segundo Hamleto, era um homem culto e só renunciou porque ameaçavam sua família). ?O meu grande sonho foi a realização da Cidade da Criança na Praia Grande, em Solemar?, contou certa vez.

Seus Amores

Relembrou ao nosso site (santosfc.com.br) o amigo Hamleto que a profissão de jornalista e o Santos FC (PELÉ foi seu maior ídolo) foram seus grandes amores entre outros, lógico. Foi também repórter esportivo. O ?Tio Leto? nunca deixou de lado a sua máquina de escrever, segundo ele próprio, ?para não ser escravo do Micro?.
Seu forte sempre foi ler bastante, ouvir rádio e ver tevê, pois sempre quis estar por dentro das atividades do Santos.

Quase 80 anos

Em 2008, completou o ?Tio Leto? seus 77 anos de jornalismo dizendo estar muito impressionado com a dedicação das mulheres nessa área. ?Dá a impressão que elas encarnam com mais ousadia, sempre estão querendo aprender mais, demonstrando entusiasmo, são muito curiosas, autênticas. Essa profissão tem que existir determinação e amor?, afirmou esta grande figura humana."


Ainda sobre Hamleto, veja o e-mail enviado pelo querido Sylvio Ruiz, no dia 31 de outubro de 2008.
"De: sylvio.ruiz [mailto:sylvio.ruiz@uol.com.br]
Enviada: sex 31/10/2008 21:56
Para: Milton Neves
Assunto: Solicitação(Santos)
Caro chefe, Milton:
Faleceu na cidade de Santos (Litoral Paulista) o veterano jornalista Hamleto de Rosato, aos 94 anos. Na madrugada do dia 5, Hamleto que trabalhou no Jornal A Tribuna por 77 anos (ainda fazia matéria em máquina de escrever), após algum tempo de hospital, nos deixou. Foi o criador de A Tribuninha durante 34 anos. O corpo ficou no Salão Nobre do Necrotério da Santa Casa depois as 16h30 o destino foi o Cemitério do Saboó. Foram dar o adeus os companheiros do jornal, ex-diretores do Santos, empresários e muitos amigos da velha guarda. A Rádio Cacique fez a transmissão ouvindo o dono do jornal Roberto Clemente Santini, Pedro Mafuz, vice do Conselho Deliberativo do Santos, o comentarista Vitor Moran (Jornal do Guarujá) e Miriam Guedes que trabalhou na A Tribuna e outras personalidades .
Hamleto nasceu em Uberaba e veio para Santos para cursar medicina mas se apaixonou pelo jornalismo. Deixou uma companheira. Neste mês o Rotary Oeste iria prestar homenagem.
Sylvio Ruiz

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES