publicidade

Guilherme Spinelli, o Guiga

Pentacampeão do Rally dos Sertões

por Marcos Júnior Micheletti

Guilherme Spinelli, o Guiga, um dos principais nomes do rali brasileiro e internacional, nasceu na cidade de Nova Friburgo-RJ, em 17 de outubro de 1972.

Pentacampeão do Rally dos Sertões (2003, 2004, 2010, 2011 e 2014), totalizando 14 participações consecutivas, desde 1999, formou-se em Desenho Industrial na PUC-RJ, e chegou a trabalhar na área por cinco anos, já paralelamente às competições de rali, modalidade em que começou a partir de uma prova de regularidade, em 20 de outubro de 1990, por influência de seu tio e padrinho José Augusto Spinelli, que foi navegador nas décadas de 70 e 80. Porém, foi com seu pai que aprendeu a dirigir, uma Caravan 6 cilindros, na terra.

"Com 12 anos, na fazenda dos meus familiares, em Nova Iguaçu-RJ, eu colocava travesseiros no banco da Caravan do meu pai. Isso me ajudou muito. Tocava no acelerador e aquele `bicho´vinha de lado", relembrou Guiga, durante entrevista ao Portal Terceiro Tempo em outubro de 2014.

Sua ascenção foi meteórica. No dia seguinte participou de um rali de velocidade em uma etapa do campeonato carioca e venceu, para não mais parar de competir.

Desde 2009 participa do Rally Dakar (duas vezes terminou entre os dez primeiros), nas últimas edições em parceria com o navegador Youssef Haddad, com quem também vem dividindo a condução do Mitsubishi ASX nas competições nacionais, incluindo o Rally dos Sertões, sempre com modelos Mitsubishi.

Flamenguista fanático, Guiga chegou a treinar nas divisões de base do time da Gávea e costumava assistir Zico aprimorando cobranças de falta após encerrar o seu próprio treino no clube.

Atualmente, além das atividades como piloto, é diretor do departamento de alta performance da Mitsubishi, a Ralliart Brasil, em Mogi Guaçu, no Autódromo Velo Città. Clique aqui e conheça pelo site: www.raliartbrasil.com.br.

Em 16 de maio de 2016 anunciou a retomada de parceria com o navegador Marcelo Vívolo, com quem conquistou inúmeros títulos na primeira década de 2000, em substituição a Youssef Haddad, que passou a chefe da equipe Mitsubishi.

Guiga é casado com Renata de Souza Ramos, com quem tem dois filhos: Gabriel e Rafael.

Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

ABAIXO, ENTREVISTA DE GUILHERME SPINELLI A MARCOS JÚNIOR MICHELETTI EM JULHO DE 2016, NO BELLA MACCHINA, CANAL DE AUTOMOBIILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

GUIGA FOI O ENTREVISTADO DO BELLA MACCHINA, CANAL DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO, NA EDIÇÃO VEICULADA EM 22 DE AGOSTO DE 2013. CLIQUE AQUI E VEJA

GUIGA RETORNOU AO PORTAL TERCEIRO TEMPO APÓS CONQUISTAR O PENTACAMPEONATO NO RALLY DOS SERTÕES, EM 2014. A ENTREVISTA FOI PUBLICADA NO PORTAL TERCEIRO TEMPO EM 09 DE OUTUBRO DE 2014. CLIQUE AQUI E VEJA.

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      72
    • 2 Pal
      63
    • 3 San
      63
    • 4 Grê
      62
    • 5 Cru
      57
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES