Giulite Coutinho

Ex-presidente da CBF e do América-RJ
por Marcelo Rozenberg
 
O presidente da CBF entre 1980 e 1986, Giulite Coutinho, morreu aos 87 anos, em 5 de abril de 2009, no Rio de Janeiro.
 
Mineiro do município de Visconde do Rio Branco, onde nasceu em 16 de julho de 1921, o ex-dirigente sofreu uma cirurgia na boca três dias antes e faleceu por causa de complicações decorrentes da operação.
 
Giulite Coutinho presidiu o América-RJ e dá nome ao estádio do clube. Ele comandou o clube carioca em dois mandatos, entre 1956 e 1957 e  entre 1970 e 1971.
 
Giulite deixou a esposa Lina e o filho Osmar Coutinho.
 
O ex-dirigente foi um dos homens mais importantes da história do América do Rio. Conselheiro e torcedor fanático, sempre participou ativamente de seu dia a dia. Benemérito atuante, ocupou cargos no futebol e também o de diretor da comissão de obras. Além do futebol, trabalhou durante anos como empresário ligado ao ramo da exportação.
 
Foi presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), por dois mandatos, entre janeiro de 1980 e janeiro de 1986. Por sinal, durante sua gestão a entidade foi criada, em 1980, em substituição à antiga CBD.
 
Como forma de imortalizá-lo, a diretoria do América concedeu o nome de Giulite Coutinho ao estádio construído em Édson Passos, na Baixada Fluminense. Inaugurada no ano 2000, a praça de esportes tem capacidade para 15 mil torcedores.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES