Gilson Paulino

Ex-lateral do Galo, Vasco, Flamengo e Bangu
por Rogério Micheletti

Gilson Paulino, o Gilson Paulino de Oliveira, lateral que defendeu o Atlético Mineiro, Vasco, Coritiba, Flamengo, Bangu, entre outras equipes, hoje mora em Nova Iguaçu (RJ) e trabalha como técnico. A partir de 2006, ele, que é casado e pai de três filhos, começou a comandar os juniores do São Cristóvão Futebol e Regatas.

Nascido em Belo Horizonte (MG) no dia 16 de novembro de 1953, Gilson Paulino iniciou a carreira de jogador profissional nas categorias de base do Clube Atlético Mineiro. Ficou no Galo até 1973 e em 1974 se transferiu para o Vasco da Gama. Fez parte do time cruz-maltino campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. Dois anos depois, Gilson voltou a ser campeão da Taça Guanabara pelo Vasco. Em 1977, ainda em São Januário, foi campeão carioca.

Deixou o Vasco para defender o Coritiba, clube no qual também ganhou título. Pelo Coxa, o lateral foi campeão paranaense de 1979. Em 1981, após curta passagem pelo Flamengo, ele encarou o desafio de jogar no futebol norte-americano, onde defendeu o Los Anglees Aztecas até o ano de 1983. Antes de voltar ao Brasil, Gilson Paulino teve rápida passagem pelo Sporting de Lisboa, em 1983.

Em 1984, ele foi contratado pelo Bangu, que tinha jogadores como o ponta-direita Marinho, o meia Arturzinho e o ponta Ado (veja foto). No ano seguinte, Gilson deixou novamente o Brasil. Seguiu para o América do México e lá fez parte da equipe tricampeã mexicana. Após três anos no América, defendeu outra equipe mexicana, o Necaxa, entre 1987 e 1988. Encerrou a carreira de jogador no Atlético Paranense, em 1989.

Na nova função, ele já trabalhou pelos seguintes clubes: Cabofriense, Hercílio Luz (SC), Bonsucesso (RJ), Bangu (RJ), Mesquita (RJ), Aracruz (ES), Atlético Clube de Alagoinhas (BA), Botafogo de Macaé (RJ), Entrerriense (RJ), Alltaall, Riad, Rad (os três da Arábia Saudita) e São Cristóvão (RJ).
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES