Getúlio Vargas Filho

Ex-presidente da FPF
por Túlio Nassif

Getúlio Vargas Filho, ou Getulinho, foi o segundo filho do Ex-presidente da República Getúlio Vargas e de dona Darcy Lima Sarmanho. Teve mais quatro irmãos, Lutero Vargas, Alzira Vargas, Jandira e Manuel Sarmanho Vargas, o Maneco. Faleceu ainda jovem, aos 23 anos de idade, devido à paralisia infantil, no dia 5 de fevereiro de 1943. Foi casado e teve um filho.

Com a boa participação da Seleção Brasileira no Mundial de 1938, quando na época, alcançou o terceiro lugar, o destaque para os jogadores dado pela imprensa esportiva internacional e ao estilo irreverente de como jogavam, foi diferente, ou seja, elogiado.

Então, a vontade de sediar uma Copa do Mundo aflorou e o Brasil se credenciou para promover o campeonato seguinte, previsto para 1942. Mas somente em 1950, o país sediou o tão sonhado mundial.

Motivado pela repercussão de desempenho de nossa equipe, o ex-presidente Getúlio Vargas, percebeu que poderia através do esporte, canalizar a exaltação do regime recém-instaurado e para sua afirmação como chefe supremo da nação.

O futebol começou a atrair e arrecadar mais adeptos, fãs e torcedores, com estádios mais cheios, construção de novas instalações (por exemplo, o Pacaembu, no início da década de 40) e a preocupação de ampliar a capacidade dos estádios já existentes.

Todavia, o maior interesse era aproximar o governo Vargas ao futebol e manter uma política de apoio para o esporte. E tal aproximação com o futebol nos anos 40, vinha de uma rede de relações familiares e de ministros do Presidente Vargas.

Assim, com Vargas próximo do esporte, ficaria ainda mais, quando dois membros de sua família ocuparam cargos na FCF (Federação Carioca de Futebol) e na FPF (Federação Paulista de Futebol), respectivamente seu sobrinho Manoel Vargas Neto e seu filho Getulio Vargas Filho.

Vargas Filho assumiu a presidência da FPF em janeiro de 1943.

Contudo, ficou pouco tempo no cargo, menos de um mês após assumir a função de presidente, quando morreu.

O Palmeiras Futebol Clube, equipe da cidade paulistana São João da Boa Vista, homenageou Vargas Filho ao nomear o estádio do clube com seu nome: "Dr. Getúlio Vargas Filho?, inaugurado no dia 6 de março de 1955 e capaz de comportar 5.000 pessoas.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES