Getúlio

Ex-lateral do Galo e São Paulo
por Rogério Micheletti/ colaborou: Raphael Cavaco

Nascido em 26 de fevereiro de 1954, Getúlio Costa de Vieira, o "GG da Cara Grande", foi lateral-direito do Atlético Mineiro, do São Paulo e do Fluminense. Tem um filho e mora atualmente em Belo Horizonte (MG), onde já trabalhou nas categorias de base do Galo.

"Deixei o clube porque tinha dirigente que não gostava de ex-jogador trabalhando lá", conta Getúlio, que começou a carreira no Atlético em 1968.

Em 76, ele teve seu passe negociado pelo Galo com o São Paulo. "Na época, o Rubens Minelli era o técnico do São Paulo e indicou a minha contratação", lembra Getúlio, que atuou pelo Tricolor em 322 partidas (173 vitórias, 81 empates, 68 derrotas) e marcou 34 gols (fonte: Almanaque do São Paulo - Alexandre da Costa).

"GG" da cara grande permaneceu no Morumbi até 1984, quando foi negociado com o Fluminense. "Fui reserva do Aldo na conquista do Campeonato Brasileiro de 84", diz o ex-lateral. Em 86, ele deixou as Laranjeiras para atuar na equipe norte-americana do Holywood, onde encerrou a carreira.

Getúlio, que foi um bom lateral e esteve algumas vezes na seleção brasileira comandada por Telê Santana, mas perdeu a vaga na Copa de 82 para Edvaldo, trabalhou com os técnicos Abel Braga e Pena, no Atlético Mineiro.

Com a camisa canarinho, Getúlio atuou em 21 partidas (19 vitórias, 1 empate, 1 derrota) e um gol marcado (fonte: Seleção Brasileira 90 anos - Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf).

Os principais títulos conquistados por Getúlio
Mineiro pelo Atlético (76), Brasileiro pelo São Paulo (77) e pelo Fluminense (84), Torneio Bicentenário pela Seleçaõ Brasileira (76) e bi-paulista pelo São Paulo (80 e 81).
 
No player abaixo, ouça a participação de Getúlio no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 3 de novembro de 2019: 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES