Gentile

Ex-zagueiro da Seleção Italiana

por Tufano Silva

Claudio Gentile, ex-zagueiro da Seleção Italiana, Juventus e Fiorentina entre as décadas de 70 e 80, se tornou técnico após pendurar as chuteiras, tendo comandado a seleção sub-21 da Itália de 2000 a 2006.

Apesar de ter defendido a Squadra Azurra, Gentile, na realidade, é libanês. Nasceu em Trípoli no dia 27 de setembro de 1953, fato que rendeu ao jogador o apelido de Gaddafi, dado por seus companheiros italianos, em alusão ao ditador Muammar Gaddafi, que comandou a Líbia por 42 anos.

O ex-zagueiro iniciou sua carreira com apenas 18 anos, jogando pelo time do Arona. Em 1972, foi transferido para a equipe do Varese, que disputava a série B do Campeonato Italiano, e onde o defensor começou a ganhar projeção no cenário futebolístico italiano.

No ano seguinte, foi contratado pela Juventus, onde Gentile teve a passagem mais marcante de sua carreira. Na Juve, o jogador permaneceu por 11 anos, conquistando por lá diversos títulos nacionais e continentais.

Pela Seleção Italiana, Gentile fez parte da equipe que conquistou o Mundial de 1982, e ficou famoso pelas entradas violentas em Zico e Maradona, na fase de quartas-de-final do torneio.

Em 1984, Gentile acertou com a Fiorentina, mesma época em que a equipe Viola tirou Sócrates do Corinthians, e por lá o defensor ficou até 1987, quando se transferiu para o Piacenza, onde encerrou sua carreira profissional.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES