Marcelo Gallardo

Ex-meia argentino do River Plate
por Diogo Miloni

Marcelo Daniel Gallardo, ou apenas Gallardo, é um ex-meio-campista argentino e treinador. Natural da cidade de Merlo, ele nasceu no dia 18 de janeiro de 1976. Em 2017 seguia residindo em Buenos Aires, onde é técnico desde 2014 do River Plate. Em 13 de outubro de 2022 anunciou que deixaria o clube no final do ano de 2022, o que de fato se confirmou.
 
Retonou ao cenário futebolístico quase um ano depois, quando foi anunciado pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, em 15 de novembro de 2023.
 
Começou sua história no futebol nas categorias de base do River Plate, de Buenos Aires. Muito habilidoso e objetivo, o meio-campista participou das campanhas vitoriosas nos campeonatos de 1993, 1994 e 1996, pelo Torneio Apertura, em 1996, fez parte da equipe campeã da Copa Libertadores e, em 1997, levantou a taça do Torneio Clausura.

Em 1999, foi contratado pelo Monaco, da França, onde teria sua primeira experiência no futebol europeu. Bons números dentro de campo renderam o título da Liga Francesa logo em sua temporada inicial, o prêmio para um elenco de ótimos valores como Giuly, Simeone, Panucci e Rafa Marquez.

A estada na França durou três anos e só foi abreviada pelo desentendimento com o treinador Didier Deschamps, que criou um clima insustentável para a permanência do argentino.

De volta ao River, Gallardo seria novamente decisivo no campeonato nacional, levantando a taça do Clausura, em 2004. Dois anos depois, pela Taça Libertadores da América, o meio-campista foi um dos carrascos na eliminação do Corinthians, dentro do Pacaembu.

Ele ainda vestiria as camisas do Paris Saint-Germain-FRA, DC United-EUA e do Nacional-URU, sendo que foi no clube uruguaio que encerrou sua carreira, em 2011.

Pela Seleção Argentina, o meio-campista defendeu a camisa albiceleste nas Copas de 1998 e 2002, disputando ao todo 43 partidas e deixando sua marca por 14 vezes.
 
Gallardo iniciou a sua carreira de treinador em 29 de junho de 2011, sendo anunciado oficialmente como o novo treinador do Nacional, do Uruguai. Antes de deixar o time em 2012, por questões familiares, conquistou o Campeonato Uruguaio 2011-12. E no dia 30 de maio de 2014, ele assinou com o seu antigo clube como jogador na Argentina, o River Plate. Rapidamente, no ano de sua chegada, foi campeão da Copa Sul-Americana. E em 2015, ganhou a Recopa Sul-Americana e a Copa Libertadores da América.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES