Francesco Graziani

Ex-atacante da Seleção Italiana
por Diogo Miloni

Francesco Graziani, ou apenas Graziani, é um ex-atacante italiano titular e campeão na Copa do Mundo de 1982. Em 2012, após treinar algumas equipes pequenas de seu país, chegou a treinar a Fiorentina, mas encerrou eu ciclo no clube antes do término de seu contrato.
 
Seu último trabalho como treinador foi em 2013, pela equipe Sub-17 do Vigervano.
 
Nascido no dia 16 de dezembro de 1952, o atleta começou sua carreira nas categorias de base do Arezzo, equipe modesta que vivia migrando da primeira para a segunda divisão da Itália. Em seguida, Graziani foi negociado com o Torino, onde ajudou a equipe de Turim a conquistar o Scudetto de 1976.
 
Em 1981, já consolidado como um atacante goleador, o italiano foi contratado pela Fiorentina, onde ficou apenas três temporadas. Após a passagem pela equipe de Florença, o centroavante foi contratado pela Roma, que buscava uma solução em seu setor ofensivo.
 
No clube da capital, Graziani conseguiu superar as expectativas levando o time para a final da Copa da Uefa, diante dos ingleses do Liverpool. Mas na hora da decisão acabou perdendo um pênalti e viu os Reds levantarem a taça.
 
Entre 1986 e 1988, Francesco Graziani ainda defenderia a Udinese e logo depois encerraria sua carreira.
 
Pela Seleção Italiana, o centroavante foi convocado para duas Copas do Mundo, em 1978 e 1982, sendo titular apenas na última competição. Fez dupla de ataque com o polêmico Paolo Rossi e ajudou a Azzurra a chegar ao tricampeonato mundial.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES