Francesc Petit

Publicitário

por Marcos Júnior

O espanhol Francesc Petit Reig, um dos mais criativos publicitários de sua geração, faleceu em São Paulo em 06 de setembro de 2013, aos 79 anos, vítima de câncer, no Hospital Sírio-Libanês.

Natural de Barcelona, Petit chegou ao Brasil em 1952, passando pelas agências JWT e McCann-Erickson antes de fundar a DPZ, em parceria com em Barcelona, veio para o Brasil em 1952. Trabalhou na JWT e na McCann-Erickson antes de fundar a DPZ com Roberto Duailibi e José Zaragoza, em 1968.

Entre as inúmeras campanhas e criações encabeçadas por Petit, estão o "S" da Sadia, o logo do Itaú, a campanha da Bombril estrelada pelo ator Carlos Moreno e a criação da marca Gol, linhas aéreas.
Petit estava deixando aos poucos as atividades profissionais na DPZ, que continuam sendo administrada por seus dois sócios até 31 de dezembro de 2013, quando a agência passa ao controle integral da Publicis Groupe.
Entre os diversos talentos que passaram pela DPZ estão Washington Olivetto e Nizan Guanaes, nomes que passaram a protagonistas no cenário publicitário nacional e internacional, vencedores de diversos prêmios.

 

"A única pessoa na minha vida que teve importância tão grande e que me influenciou tanto quanto meu pai foi Petit", disse Olivetto ao UOL. Olivetto trabalhou ao lado de Petit por 14 anos. 

Apaixonado por pintura e flores, Petit publicou três livros: "Propaganda Ilimitada", "Faça Logo uma Marca", e a ficção "Quem Inventou Picasso".

Foi casado por 50 anos com Inês Mendonça Petit, com quem teve três filhas: Isabel, Luiza e Julia. Era avô de cinco netos.

Seu corpo foi velado no Cemitério do Morumbi e cremado no Crematório de Taboão da Serra, em São Paulo.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES