por Marcos Júnior

Francelino Brazil Mathias, ou simplesmente França, foi considerado o melhor volante do Oeste Paulista na década de 50, tendo começado sua carreira na equipe do Tupã, ainda como juvenil em 1946.
Natural de Barretos-SP, onde nasceu no dia 24 de agosto de 1932, França conquistou os títulos juvenis de 1947 e 1950 pelo Tupã e amador de 1951.
Depois defendeu o Osvaldo Cruz, o Lucélia e duas equipes de Mato Grosso: o Mamoré e o Operário, ambas de Campo Grande (à época o estado ainda não havia sido desmembrado).
Na ocasião, defendeu a Seleção do Mato Grosso, em 1954.
Também passou pela Associação Atlética Venceslauense e Sport Club Corinthians de Presidente Venceslau, clube em que encerrou sua carreira.
Quem conhece bem as histórias de França é seu neto, Mario Junior.
"Meu avô afirma ter criado um lance que apenas um jogador conseguiu reproduzir: rola a bola na direção contrária a que quer lançar, passa o pé sobre ela e gira o corpo dando uma estilingada com o calcanhar firmado no chão (eu vi meu avô fazer isso já com mais de 60 anos!)", emociona-se o neto.
O simpático França é aposentado e atualmente reside na cidade de Presidente Venceslau, distante 610 Km da capital paulista.
Colaborou: Mario Junior, neto de França
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES