Formiga

Ex-ponta do Tupi, Atlético Mineiro, Santos e Goiás

por Rogério Micheletti

Formiga, ponta-direita do Atlético Mineiro, Santos e Goiás nos anos 80, hoje mora em Belo Horizonte (MG), onde trabalha como revelador de talentos. Ele começou a carreira nos juvenis do Tupi (veja foto ao lado). "Nós fizemos parte do time hexacampeão juvenil da Liga de Futebol de Juiz de Fora. Depois, o Formiga foi para o Atlético Mineiro", conta Clodô, o Clodoveu Riolino, ex-companheiro de Formiga nos tempos de Tupi.

Ele começou a carreira no futebol goiano, onde era chamado de "Sputinik", devido a sua velociadade. Mas ganhou destaque jogando pelo Clube Atlético Mineiro. Lá, tinha como companheiros o ponta Éder, o lateral Nelinho, entre outros. Além de ponta, Formiga também jogava como centroavante quando era preciso.

Jogou no Santos em 1985, mas não vingou na Vila Belmiro. O rápido ponteiro se transferiu para o Goiás, que ainda procurava um substituto para Cacau, negociado com o Corinthians. Formiga chegou a disputar posição com Niltinho (que também defendeu a Portuguesa) no alviverde goiano. Encerrou a carreira jogando no futebol mineiro.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES