Flávio Santos

Ex-volante e treinador

por Túlio Nassif

Filho de Dario de Oliveira e Lázara dos Santos de Oliveira, Flávio Santos de Oliveira, o Flávio Santos, nasceu no dia 20 de agosto de 1937, em Piracicaba-SP. Faleceu no dia 11 de maio de 1986, em Adamantina-SP. Era casado com dona Nair Gomes de Oliveira e tinha dois filhos, Dario e Flávio Junior, ambos ex-jogadores de futebol. Estava aposentado pelo Banco do Brasil e treinava o Dracena Futebol Clube. Foi um volante técnico e versátil, por cumprir outras funções muito bem, como zagueiro e lateral.

Começou a jogar nas categorias de base do Clube Atlético Piracicabano, ao lado do amigo José Altafani, o Mazzola. Sem abandonar a amizade, juntos se transferiram para o XV de Piracicaba em 1954 e dois anos mais tarde, em 1956, para o Palmeiras.

Foi uma passagem relâmpago pelo Verdão, uma vez que retornou a Piracicaba para servir o exército. Entretanto, voltou a atuar quando o ex-goleiro Sorocaba convidou Flávio Santos para defender o Tupã Futebol Clube, onde finalmente conseguiu se profissionalizar.

Posteriormente, jogou no Guarani de Adamantina e no Dracena.

Fato interessante foi a recusa de inúmeras propostas de equipes de São Paulo e Rio de Janeiro, tudo porque Flávio Santos era um funcionário bem resolvido no Banco do Brasil.

Ao encerrar carreira, passou a ser treinador e foi campeão da terceira divisão paulista pela A.E. Osvaldo Cruz, em 1973. Treinou também o Tupã, Guarani de Adamantina e Dracena.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES