publicidade

Flavio Gomes

Jornalista
por Marcos Júnior Micheletti
 
Flavio Magliari Gomes, o Flavio Gomes, é um dos principais jornalistas brasileiros, apaixonado por futebol (em especial sua querida Portuguesa de Desportos) e automobilismo (principalmente a Fórmula 1).
 
Atualmente trabalha na Fox, no programa "Fox Sports Rádio", atração que vai ao ar de segunda a sexta-feira e também no "Fox Nitro", este sobre automobilismo, como apresentador, ao lado de Felipe Motta e Thiago Alves.
 
Em 13 de outubro de 2015 o colunista Flávio Ricco informou a contratação de Flavio Gomes pela Transamérica-FM, de São Paulo. Segundo Ricco, Gomes passará a apresentar o "Esporte de Primeira", diariamente, entre 6h30 e 8h,

“Estou muito feliz por voltar ao rádio, veículo onde comecei a minha a carreira. Fazer parte da equipe da Transamérica é um orgulho enorme. É um time vitorioso que, como poucos, consegue unir jornalistas experientes com os da nova geração, levando o esporte ao ouvinte de uma maneira descontraída e séria ao mesmo tempo. No ‘Esporte de Primeira’ pretendo abrir os trabalhos do dia falando muito de futebol e de todos os esportes. Não haverá assunto proibido. Quero que os ouvintes sintam-se plenamente informados sobre qualquer tema que seja relevante. Se na noite de ontem o Corinthians ganhou, mas também aconteceu um terremoto no Chile, ou um bombardeio russo na Síria, o ouvinte vai saber tudo. Vamos dar a devida atenção aos fatos que são importantes para a vida de cada um. O futebol é, outros temas também são. Estou muito animado com o projeto.”, declarou Flavio Gomes sobre sua contratação pela Transamérica-FM.

Em 4 de março de 2016, por meio de sua conta no Facebook, comunicou sua saída da Transamérica-FM.

"Foram quatro meses muito legais apresentando o "Esporte de Primeira" na Rádio Transamérica e hoje essa parceria teve de ser interrompida por algum tempo. Toda gratidão do mundo ao Éder Luiz, que me deu a oportunidade, e aos irmãos Anderson Soncini e Daniel Santarosa, que dividiram comigo essa aventura por esse curto, mas muito intenso, período. Seguimos!", escreveu Flavio Gomes.

HISTÓRICO DO SITE GRANDE PRÊMIO:
 
Em 27 de setembro de 1994 criou a Agência Warm Up, cobrindo a Fórmula 1 para jornais brasileiros. A entrada na internet aconteceu em 1996. O www.warmup.com.br foi um dos primeiros sites especializados em Fórmula 1 no Brasil.
 
Na virada para o ano 2000, a Warm Up da internet transformou-se em Grande Prêmio (www.grandepremio.com.br), ampliando sua cobertura jornalística para outras categorias do automobilismo nacional e internacional, e juntando-se ao iG.
 
Hoje, o Grande Prêmio é o braço eletrônico da Warm Up, que também continua fornecendo cobertura de Fórmula 1 para a mídia impressa, jornais e revistas do Brasil e do exterior. A sede da Warm Up fica na Avenida Paulista, em São Paulo.
 
O site, hoje hospedado no UOL, após passar por iG e MSN, é uma fonte de abastecimento de notícias para quem trabalha no meio e apaixonados por automobilismo. Muito bem cuidado e com uma competente equipe de jornalistas, o Grande Prêmio lançou em 2010, a Revista Warm Up, primeira publicação "on line" de automobilismo do Brasil (gratuita).
 
Em maio de 2016 transferiu a redação do Grande Prêmio da avenida Paulista para outro endereço, onde também está sua coleção de carros antigos.
 
Além do site, Flavio mantém um dos blogs mais acessados do país (clique aqui e conheça).
 
Natural de São Paulo-SP, onde nasceu em 15 de julho de 1964, começou sua carreira jornalística em 1982, no extinto jornal "Popular da Tarde", de São Paulo. Passou pelas rádios Cultura, USP, Jovem Pan e Bandeirantes e Rádio Eldorado ESPN.
 
Apaixonado por automóveis antigos, Flavinho tem um quadro chamado "Indiana Gomes", onde procura (e acha) exemplares maravilhosos de carros por todo o país.
 
É dono de inúmeros DKWs, uma paixão que começou na infância, graças a duas miniaturas que ganhou de seu pai: um Belcar e uma Vemaguet, ambas compradas na Casa Aerobrás, na zona central de São Paulo.
 
Além dos carros alemães da DKW, sua coleção (de carros de verdade), inclui Fuscas, Variant, Kombi, Trabant e motos, entre outros.
 
Em 27 de março de 2018, na Livraria da Vila (Vila Madalena-SP), lançou seu primeiro romance, "Dois Cigarros", pela Editora Gulliver. Clique aqui e veja a cobertura completa, com ampla galeria de fotos.
 
Abaixo, Flavio Gomes, entrevistado por Marcos Júnior Micheletti, minutos antes de participar da prova da Classic Cup, em Interlagos, no dia 16 de julho de 2011, dentro de seu Lada nº 69:

 

É um dos fundadores da Super Classic, categoria destinada a competições entre carros antigos que disputam etapas em São Paulo e Londrina, primeiramente com um DKW (número 96) que ganhou até torcida uniformizada e hoje disputa as provas com um Lada (no "Meianove"). Aliás, os carros russos dividem o coração de Flavio com os alemães da DKW.
Embora admire vários nomes do esporte, como Senna, Schumacher, Prost, Alonso, Valentino Rossi, Zico, Pelé, Seguei Bubka, Yelena Isinbayeva, Usain Bolt, Carl Lewis e Michael Jordan, entre outros, seu coração bate mais forte  pelo alemão Bernd Rosemeyer, um piloto da década de 30 que corria pela Auto Union e morreu tentando bater o recorde mundial de velocidade numa autoban.
 
Separado, Flavio é pai de dois meninos (Pedro e Yuri), seus companheiros de jogos no Canindé. É autor do livro "O Boto do Reno", lançado em 22 de fevereiro de 2005, que reúne suas viagens cobrindo a Fórmula 1 por todo o mundo.
 
 
Uma de suas crônicas mais lindas em "O Boto do Reno" chama-se "Samanta". Flavio narra seu final de semana em uma casa que alugou com alguns amigos para cobrir o Grande Prêmio da Inglaterra de 1997, na cidade de Towcester, distante oito quilômetros de Silverstone.
 
A família, dona da casa, viajou, e Flavio dormiu no quarto de uma menininha chamada Samanta, (segundo ele de uns oito anos de idade).
 
Um os trechos mais bonitos de seu livro, "O Boto do Reno", da crônica "Samanta":

"Estou dormindo na sua cama e com seu travesseiro. Todos os dias, de manhã, abro as cortinas para o sol encher de luz aquele lugar sagrado, um quarto de criança, que faz-me sentir um garoto de novo".
 
Em 09 de setembro de 2013 foi demitido da ESPN após declarações ofensivas ao Grêmio e seus torcedores pelo Twitter, dois dias depois da partida em que o Grêmio venceu a Portuguesa por 3 a 2, em Porto Alegre, com um pênalti polêmico assinalado a favor do time gaúcho.
 
Em 1º de dezembro de 2015 ganhou seu quarto Troféu Ford ACEESP, primeiro na categoria blog. Flavio foi o vencedor entre os três finalistas.
 
Em 06 de maio de 2016 o "Grande Prêmio" mudou de sede, deixando o conjunto 802 do Edifício Winston Churchill, na avenida Paulista, passando a funcionar no mesmo local onde Flavio guarda sua coleção de carros antigos.
 
Em fevereiro de 2018 apresentou seu segundo livro, este um romance, chamado "Dois Cigarros", pela Editora Gulliver, de Belo Horizonte. A seguir, trecho da sinopse da obra:
 
“É fim de tarde. Você entra no carro sem dizer nada e pergunto: vamos? Você diz que sim com um gesto e me mostra o caminho. Depois de meia hora pergunto se você trouxe suas roupas e sua escova de dente. A escova, sim, me responde."
 
Assim, sem uma história pré-existente, um arquiteto solitário de quarenta e poucos anos e uma jovem misteriosa de grandes olhos verdes que nunca falava sobre o passado se encontram pela primeira vez para uma viagem sem destino. O acaso, que une e separa duas vidas, conduz os personagens do romance de estreia do jornalista Flavio Gomes numa jornada que passa pelo interior de Minas, pequenas cidades alemãs, São Paulo, Paris, Berlim, Amsterdam, Itacaré, Budapeste, Praga e Estrasburgo, sem que jamais um saiba o bastante do outro para imaginar um fim possível.

Fotos: Marcos Júnior/PortalTT


ABAIXO, VÍDEO DE FLAVIO GOMES COM SEU LADA (O MEIANOV), EM INTERLAGOS

INDIANA GOMES

Quando trabalhou na ESPN, Flavio Gomes comandou um programa em que buscava carros inusitados pelo País, o "Indiana Gomes". No episódio abaixo, Flavio encontra a Jordan com a qual Rubens Barrichello estreou na F1, em 1993, que estava na cidade carioca de Paracambi. O carro, hoje, está no atelier de Alan Mosca, em Interlagos, em São Paulo.

    ver mais Áudio

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      72
    • 2 Pal
      63
    • 3 San
      63
    • 4 Grê
      62
    • 5 Cru
      57
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES