Fernando Marchione Machado

Ex-radialista
por Marcos Júnior
O radialista Fernando Marchione Machado nasceu na cidade de Bauru, interior de São Paulo, no dia 12 de agosto de 1938, começando sua carreira como locutor na Bauru Rádio Clube - PRG8 em 1953, onde permaneceu até 1956, vindo em seguida para São Paulo.
Chegando à capital paulista procurou o conterrâneo Casemiro Pinto Neto, diretor da Rádio Panamericana (depois Jovem Pan) que lhe deu a oportunidade na locução de um programa de variedades diário, entre 14h e 18h30.
Fernando Marchione Machado foi quem deu as primeiras dicas na Panamericana ao saudoso jornalista Reali Júnior. Aliás, o apelido de Fernando que era Canarinho (por ser loiro), acabou, depois, sendo incorporado pelo próprio Reali, que o substituiu na emissora.
Aos domingos, neste período, entre 12h e 14, ficava no ar até o início da programação esportiva da Panemericana para Salem Jr., narrador da emissora.
Teve uma passagem também pela Rádio Difusora-AM ao lado do Walter Abraão na apresentação do programa "Antártica no Mundo dos Esportes.
Em 1958, após o falecimento de seu pai, retornou a Bauru para trabalhar na Rádio Auriverde, da Rede Piratininga. trabalhando como repórter e apresentador de diversos programas até 1962.
Eram comuns suas vindas a São Paulo nas coberturas dos jogos do Noroeste diante dos grandes da capital e também contra o Santos na Vila Belmiro.
Em 1962 trabalhou como apresentador na TV Bauru (depois Organização Vitor Costa), primeira emissora de TV aberta do interior, deixando as atividades jornalísticas em 1972.
Paralelamente à atividade de radialista, o querido Fernando Machado foi servidor público federal concursado da Previdência Social, por onde se aposentou.
Um dos maiores orgulhos de Fernando foi o de ter participado da equipe do narrador Pedro Luiz e do comentarista Mário Moraes.
"O Mário Moraes foi o melhor comentarista esportivo que eu vi, insuperável", disse Fernando em entrevista ao Portal Terceiro Tempo no dia 28 de setembro de 2011.
Também trabalhou ao lado de Narciso Vernizzi e seu filho Sérgio Vernizzi (seu operador de som na Panamericana), Antonio Euclides, Tom Barbosa, Nelson Spinelli, Aluani Neto e Estevam Victor Leão Bourroul Sangirardi, entre outros.
Casado com Elaine, pai de uma filha (Fernanda) e vovô de Maria Eduarda, Fernando Marchione Machado reside desde 2005 na cidade de Santos, na Ponta da Praia.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES