Fabio Ferré

Ex-jogador e vice-presidente do Palmeiras
por Túlio Nassif
Fabio Ferre, mais conhecido como Ferré, foi jogador de futebol, advogado, fundador e dirigente de importantes clubes da cidade de São Paulo.
Iniciou carreira jovem, no extinto "Bohêmios Foot-ball Club? da cidade de Osasco, Grande São Paulo.
Aos 20 anos de idade, participou da fundação do Palestra Itália (que mais tarde, viria a ser Sociedade Esportiva Palmeiras). Não esteve presente na reunião, realizada no dia 26 de agosto de 1914.
Entretanto, após dois meses, no dia 25 de outubro, garantiu participação na reunião que elegeu o segundo presidente do Palemeiras, Augusto Vaccari, que assumia o cargo de Ezequiel Simoni. Nesse dia, Ferré foi eleito como Diretor Esportivo substituindo um dos fundadores, Vicente Ragognetti, primeiro a exercer o cargo.
Se engana quem pense, que Ferre abandonou o esporte. No dia 24 de janeiro de 1915, ele entrou em campo e disputou a primeira partida pelo clube, diante o Savóia de Votorantim. Com o placar de 2 a 0, saiu vitorioso e conquistou a Taça Savoia, a primeira taça adquirida pelo Palmeiras.
Enquanto completava os estudos da Faculdade de Direito, continuou atuando pela equipe.
No ano seguinte, em 16 de junho de 1915, foi eleito vice-presidente do clube na chapa que elegeu Leonardo Pareto, e teve a oportunidade de assumir a presidência em alguns períodos do curto mandato do ex-presidente, que durou apenas seis meses.
Ferré tomou gosto pela vida de dirigente. Ainda em 1916, junto com outros esportistas fundaram a "Associação Atlética da Floresta?, clube da cidade de Osasco, existente até hoje.
Ao terminar o período acadêmico, Ferré passou a exercer advocacia e permaneceu participando da vida política do Palmeiras, mas agora, como Conselheiro, entre as décadas de 20 e 30.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES