Paula Vares Valentimjornalista responsável
Em Istambul, Chico Santo embarcou pela história em uma viagem ao passado através da antiga estação de Haydarpassa. "Foi como recuar ao tempo e sentir de perto as lembranças da aristocracia européia.? Construído entre as margens do Mar Marmara, entre a Europa e Ásia e a escuridão das águas do Mar Negro, o terminal ferroviário da Turquia foi aberto em 1872 e se tornou um importante ponto de ligação do século XIX para quem desejava sair da Europa e seguir em direção ao Oriente Médio. "Graças a sua localização privilegiada, Haydarpassa interligou a malha ferroviária de Londres à Bagdá. Consequentemente, impulsionou positivamente a economia do Império Otomano.? Por suas plataformas, a estação ficou conhecida, sobretudo, por receber o mais famoso trem do mundo. "O Expresso do Oriente foi o mais charmoso e luxuoso comboio sobre os trilhos que já existiu no planeta. Em diferentes momentos, em uma época em que as companhias aéreas simplesmente não existiam, foi o principal elo de ligação entre o Reino Unido e a Turquia. Era, a bem da verdade, o ponto de chegada de quem saía de Londres, passava por Paris, Munique, Viena, Budapeste e Belgrado, antes de desembarcar em Constantinopla.? Não por acaso, a mesma rota que Chico Santo, em 2009, escolheu para chegar à Transilvânia. "Teria sido mais fácil e mais barato pegar um avião e descer no Aeroporto Internacional de Bucareste. Mas não seria a mesma coisa. Optei em viver o que sobrou do antigo Expresso do Oriente.?
Com tickets de primeira classe e o conforto de ter um quarto exclusivo no vagão, o repórter deixou a cidade de Istambul em uma romântica jornada pelos trilhos. "O trem foi inaugurado em 1883 e desde então tem sofrido diversas alterações de percurso. Surgiu da idéia de Georges Nagelmackers, o criador da Compagnie Internationale des Wagon-Lits e da necessidade de ligar a Europa ao sudeste asiático.? Inicialmente, o expresso partia de Paris e encostava em Giurgiu, na Romênia. Mas, com o passar dos anos, teve o percurso modificado. "Somente em 1889, seis anos depois da sua inauguração, ele finalmente chegou na estação de Haydarpassa, na Turquia. Ficou sem operar durante a Primeira Guerra Mundial, entre os anos de 1914 e 1918. Voltou em 1919, incorporando em sua rota países como a Suíça e Itália. O apogeu, entretanto, foi obtido com sua maior malha ferroviária, em 1930, quando uniu as cidades Londres e Atenas.?
Após a Segunda Guerra Mundial, o Expresso do Oriente entrou em declínio. A divergência entre os mundos socialista e capitalista, principalmente com a Cortina de Ferro, influenciou os boicotes junto as fronteiras da Iugoslávia e Bulgária. "A rota diminuiu gradativamente. Contudo, jamais deixou de mexer com a imaginação das pessoas. Está nas páginas do livro Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie e também nos filmes Da Rússia com amor e A volta ao mundo em 80 dias?. Atualmente, com partidas diárias às 22 horas da estação Gare de Strasbourg, no leste da França, o trem cruza a Alemanha e amanhece pontualmente às 8h51 do dia seguinte em Viena, na Áustria. "Evidentemente, não tem o mesmo charme do passado. Apesar do elevado valor das passagens.?
Uma vez por ano, sempre em agosto, naquela que pode ser considerada uma espécie de brinde à história, o Expresso do Oriente deixa a cidade de Istambul em direção à Paris. A viagem tem a duração de 6 noites e custa aproximadamente US$ 10 mil por pessoa. "Somente quem já teve a oportunidade de sair por aí pela Europa de trem sabe o prazer de deixar a estação de Haydarpassa na Turquia e descer em outros países como a Bulgária, Romênia, Hungria, Áustria, Eslovênia, República Tcheca e Alemanha. Fiz tudo isso, incluindo, ainda, as viagens de trem pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, Irlanda e Itália. Na minha opinião, não tem preço.?