Expresso do Oriente

Pela rota do Conde Drácula
Paula Vares Valentim
jornalista responsável
Em Istambul, Chico Santo embarcou pela história em uma viagem ao passado através da antiga estação de Haydarpassa. "Foi como recuar ao tempo e sentir de perto as lembranças da aristocracia européia.? Construído entre as margens do Mar Marmara, entre a Europa e Ásia e a escuridão das águas do Mar Negro, o terminal ferroviário da Turquia foi aberto em 1872 e se tornou um importante ponto de ligação do século XIX para quem desejava sair da Europa e seguir em direção ao Oriente Médio. "Graças a sua localização privilegiada, Haydarpassa interligou a malha ferroviária de Londres à Bagdá. Consequentemente, impulsionou positivamente a economia do Império Otomano.? Por suas plataformas, a estação ficou conhecida, sobretudo, por receber o mais famoso trem do mundo. "O Expresso do Oriente foi o mais charmoso e luxuoso comboio sobre os trilhos que já existiu no planeta. Em diferentes momentos, em uma época em que as companhias aéreas simplesmente não existiam, foi o principal elo de ligação entre o Reino Unido e a Turquia. Era, a bem da verdade, o ponto de chegada de quem saía de Londres, passava por Paris, Munique, Viena, Budapeste e Belgrado, antes de desembarcar em Constantinopla.? Não por acaso, a mesma rota que Chico Santo, em 2009, escolheu para chegar à Transilvânia. "Teria sido mais fácil e mais barato pegar um avião e descer no Aeroporto Internacional de Bucareste. Mas não seria a mesma coisa. Optei em viver o que sobrou do antigo Expresso do Oriente.?
Com tickets de primeira classe e o conforto de ter um quarto exclusivo no vagão, o repórter deixou a cidade de Istambul em uma romântica jornada pelos trilhos. "O trem foi inaugurado em 1883 e desde então tem sofrido diversas alterações de percurso. Surgiu da idéia de Georges Nagelmackers, o criador da Compagnie Internationale des Wagon-Lits e da necessidade de ligar a Europa ao sudeste asiático.? Inicialmente, o expresso partia de Paris e encostava em Giurgiu, na Romênia. Mas, com o passar dos anos, teve o percurso modificado. "Somente em 1889, seis anos depois da sua inauguração, ele finalmente chegou na estação de Haydarpassa, na Turquia. Ficou sem operar durante a Primeira Guerra Mundial, entre os anos de 1914 e 1918. Voltou em 1919, incorporando em sua rota países como a Suíça e Itália. O apogeu, entretanto, foi obtido com sua maior malha ferroviária, em 1930, quando uniu as cidades Londres e Atenas.?
Após a Segunda Guerra Mundial, o Expresso do Oriente entrou em declínio. A divergência entre os mundos socialista e capitalista, principalmente com a Cortina de Ferro, influenciou os boicotes junto as fronteiras da Iugoslávia e Bulgária. "A rota diminuiu gradativamente. Contudo, jamais deixou de mexer com a imaginação das pessoas. Está nas páginas do livro Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie e também nos filmes Da Rússia com amor e A volta ao mundo em 80 dias?. Atualmente, com partidas diárias às 22 horas da estação Gare de Strasbourg, no leste da França, o trem cruza a Alemanha e amanhece pontualmente às 8h51 do dia seguinte em Viena, na Áustria. "Evidentemente, não tem o mesmo charme do passado. Apesar do elevado valor das passagens.?
Uma vez por ano, sempre em agosto, naquela que pode ser considerada uma espécie de brinde à história, o Expresso do Oriente deixa a cidade de Istambul em direção à Paris. A viagem tem a duração de 6 noites e custa aproximadamente US$ 10 mil por pessoa. "Somente quem já teve a oportunidade de sair por aí pela Europa de trem sabe o prazer de deixar a estação de Haydarpassa na Turquia e descer em outros países como a Bulgária, Romênia, Hungria, Áustria, Eslovênia, República Tcheca e Alemanha. Fiz tudo isso, incluindo, ainda, as viagens de trem pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, Irlanda e Itália. Na minha opinião, não tem preço.?
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